sexta-feira, 14 de junho de 2019

Minicurso sobre Mecânica Clássica e Mecânica Quântica acontecerá no CES- UFCG, em Cuité


De 18 a 26 de junho, será realizado um minicurso na UFCG, campus Cuité, sob título: Métodos alternativos em Mecânica clássica e quântica. Será dado ênfase a fundamentação das formulações matemáticas alternativas das teorias da mecânica clássica e quântica. Será apresentado a conexão da técnica da supersimetria (SUSY)   em mecânica clássica, através das variáveis de Grassmann. Se x e y são variáveis grassmannias, então xy=-yx. Neste caso, se y=x, obtém-se que x²=0. Uma das consequências, vemos que a exponencial de x, torna-se: x +1. 

Faremos algumas aplicações do formalismo matemático alternativo das teorias clássica e quântica, baseado em uma supercoordenada que mistura as coordenadas bosônica e fermiônica. Serão dois dias presenciais e cinco dias a distância. Utilizando o procedimento de 1a. quantização, deduziremos  o operador Hamiltoniano  da SUSY em mecânica quântica, que descreve sistema quântico com função de onda de duas componentes. Afirma o professor Rafael.

Carga horária: 8h, sendo 3h presencial e 5h a distância.
 Serão duas turmas, ministradas pelo professor Dr. Rafael Rodrigues, UFCG, campus Cuité, sendo uma à tarde e a outra à noite. 
Pré-requisitos: ser professor da educação básica ou estudantes dos cursos de graduação ou pós-graduação em Física, matemática e química. 
Local: central de aulas, nos dias 18, 19, 25 e 26 de Junho.

Dias e Horas
18-06(terça -feira), sala i08, das 13:30h às 15h 
19-06(quarta- feira), das 13:30h às 15h
25-06(terça -feira), sala i08, das 19:30h às 21h 
26-06(quarta- feira), sala G10, das 19:30h às 21h.

Inscrição Grátis: enviar um e-mail contendo o nome completo e  qual critério do pré -requisito você se enquadra, para rafael@df.ufcg.edu.br.  Contatos: Professor Dr. Joseclécio, coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFCG, Cuité, ou  professor Rafael Rodrigues WhatsApp 83-996151111. 

Há uma década atrás, o professor Rafael Rodrigues participou de um minicurso sobre tópicos avançados de mecânica quântica, a quem interessar clique em
http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=7853 



Nenhum comentário:

Postar um comentário