segunda-feira, 17 de junho de 2019

UFCG promove minicurso sobre Mecânica Clássica e Mecânica Quântica


Atividade será realizada no campus Cuité. É aberta a professores da educação básica e estudantes dos cursos de graduação ou pós-graduação em Física, Matemática e Química. Inscrições são gratuitas.

De 18 a 26 de junho, será realizado no Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, um minicurso sob o título Métodos alternativos em Mecânica Clássica e Quântica, ministrada pelo professor do curso de Licenciacitura em Física do CES Dr. Rafael Rodrigues. A atividade dará ênfase à fundamentação das formulações matemáticas alternativas das teorias da mecânica clássica e quântica. Na oportunidade, será apresentada a conexão da técnica da supersimetria (SUSY) em mecânica clássica, através das variáveis de Grassmann.

“Faremos algumas aplicações do formalismo matemático alternativo das teorias clássica e quântica, baseado em uma supercoordenada que mistura as coordenadas bosônica e fermiônica. Utilizando o procedimento de primeira quantização, deduziremos o operador Hamiltoniano da SUSY em mecânica quântica, que descreve sistema quântico com função de onda de duas componentes”, afirmou o professor Rafael Rodrigues.

Poderão participar do minicurso, professores da educação básica e estudantes dos cursos de graduação ou pós-graduação em Física, Matemática e Química. As inscrições serão realizadas, gratuitamente, até o início do minicurso ou preenchimento das vagas. Para realizar a inscrição, é necessário enviar um e-mail contendo o nome completo e qual pré-requisito o participante se enquadra (professor da educação básica, aluno de graduação ou pós-graduação em Física, Matemática ou Química), para o endereço rafael@df.ufcg.edu.br

A carga horária do minicurso é de 8h, sendo 3h presencial e 5h à distância. Serão duas turmas ministradas, sendo uma à tarde e a outra à noite. As atividades presenciais acontecerão na Central de Aulas do CES - I e II (blocos G e i), de acordo com o seguintes horários:

18/06(terça -feira), sala i08, das 13h30min às 15h; 
19/06(quarta- feira), das 13h30min às 15h;
25/06(terça -feira), sala i08, das 19h30min às 21h; 
26/06(quarta- feira), sala G10, das 19h30min às 21h.

Mais informações poderão ser obtidas com o professor Rafael Rodrigues, pelo WhatsApp 99615 1111 ou na Coordenação do curso de Física (fone: 3372 1919).

Nenhum comentário:

Postar um comentário