domingo, 19 de maio de 2019

Professor Rafael da UFCG fala sobre Física Clássica e Física Moderna no Programa Informativo GEMAG, neste domingo, 19 de maio, dia internacional da Física, neste dia do Físico, 19 de maio


Tudo pronto para iniciar o programa informativo GEMAG-Grupo de estudo multidisciplinar de Alagoa Grande. Hoje, 19 de maio é o dia internacional da Física.  Parabéns para todos os Físicos.
O professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité,  falará em instante sobre as Físicas Clássica e  Moderna, no Programa Informativo GEMAG, neste domingo, 19 de maio, considerado o dia internacional da Física. O programa GEMAG  ao ar todos os domingos, tendo  início às 11:30h e término às 13h, na rádio comunitária de Alagoa Grande PiemonteFM. 

Físicas Clássica

Tudo aquilo que aconteceu na Física até o final do século XIX. A teoria cinemática de Galileu (morreu em 1642, ano em que nasceu Isaac Newton).  As leis de Newton, modelo determinístico: 1a. lei) lei da inércia, 2a. lei) princípio fundamental da dinâmica, 3a. lei) ação e reação. Teoria de unificação do eletromagnetismo e ótica, por Maxwell, em 1865. Esta foi comprovada no laboratório por Hertz, no final século XIX, que detectou as ondas de rádio.  

Física Moderna

Tudo aquilo que aconteceu na Física, a partir do  início do século XX. 
Radiação do Corpo Negro de Planck, em 1900.
Os cinco trabalhos fenomenais do pai da Física Moderna: Albert Einstein, quando tinha 26 anos, graduado em Bacharelado em Física,  naquela época ele  trabalhava em um escritório de paetente.

1) Relatividade especial
2) Movimento Brawniano, movimento aleatório das moléculas em um gás.
3) Efeito Fotelétrico, por Einstein
4) Energia é massa e vice-versa, E=Mc2, por Einstein,  sendo c=300.000 km/s, a velocidade da luz no vácuo.
5) Tamanho da molécula, em sua tese de doutorado.

Quantização de Bohr, órbitas estacionárias,  em 1913.
Onda de Matéria de Luis de Broglie,  1923.
Equação da onda de matéria, por  Schrödinger, 1926, modelo probabilístico.
Interpretação probabilística da onda de matéria, solução da equação de Schrödinger, por Born, 1927. O módulo ao quadrado da função de onda representa a densidade de probabilidade de encontrar a partícula em torno de um ponto.   

Princípio de incerteza  de Heisenberg, 1927. O produto da incerteza na posição (Δx) e a incerteza no momento linear (Δp) é uma constante, O momento linear é o produdo da massa m pela veloidade v, p=mv.

Relação de incerteza de Heisenberg proposta em 1927 



Enquanto a Física clássica é uma teoria determinista completa, para descrever os fenômenos da Natureza visto a olho nu,  a Física moderna é uma teoria probabilística em aberto, que governa o mundo invisível das moléculas, átomos, elétrons, prótons e Neutron. 

Em síntese, os eventos que culminaram com a criação da Mecânica Quântica (MQ) foram os seguintes: 
1900- Planck. Hipótese quântica da radiação do corpo negro.
1905- Einstein. Efeito foto-elétrico.
1913- Bohr. Teoria Quântica do espectro do átomo de hidrogênio.
1922- Compton. Espalhamento de fótons ao se chocar com elétrons.
1924- Louis de Broglie.   Tese de doutorado: Hipótese de ondas de matéria. 
1925- Pauli. Princípio de exclusão para férmions. 
1926 - Erwin Schrödinger. Equação de onda para a partícula de de Broglie.
1927- Wener Heisenberg.  Relação de incerteza.
1927- Davison e Germer.  Experimento sobre as propriedades ondulatória de elétrons.
1927 - Born. Interpretação Física da função de onda, ela é a amplitude de probabilidade de encontrar a partícula em torno de um ponto. O seu módulo quadrado é a densidade de probabilidade de encoentra a partícula.

Veja o artigo do professor Rafael na revista Brasileira de ensino de Física, março de 1997, destacando uma ideia intuitiva para chegar na equação da onda de matéria, a equação de Schrödinger.

Blog rafaelrag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário