segunda-feira, 27 de maio de 2019

Graduando em Física na UFRJ, filho do alagoagrandense José Nildo, participa de evento em homenagem ao dia Mundial da Física no Rio de Janeiro

Registramos com alegria a participação do jovem  Luan Queiroz, filho de José Nildo de Alagoa Grande-PB, primo do professor Rafael Rodrigues, participando de um evento em homenagem ao dia Mundial da Física, no Rio de Janeiro, no último sábado, 25 de maio.  Ele é estudante do curso de Licenciatura em Física da UFRJ, na ilha do Fundão. O dia internacional da Física é 19 de maio, comemorado pela primeira vez em 2005, em homenagem ao centenário da teoria da relatividade especial de Einstein.

A medida da curvatura da Luz, pela primeira vez, aconteceu no Brasil. O evento realizado no Museu Espaço da Ciência Viva, localizado na Av. Heitor Beltrão 321 - Tijuca, Rio de Janeiro, foi sobre o eclipse solar que encantou Albert Einstein, pai da Física moderna, confirmando sua teoria da relatividade Geral, publicada em 1916. Este fenômeno foi verificado em Sobral-CE, em 1919, por supertelescópios vindo da Alemanha e dos estados Unidos com expedições de cientistas estrangeiros, confirmando a teoria da relatividade Geral de Einstein, substituindo o conceito de força por geometria: o espaço é deformado, quando a luz de uma estrela passar por um corpo de grande massa, o Sol, por exemplo, ela sofrerá um pequeno desvio.



                 O Físico  Ildeu de Castro, professor Dr. da UFRJ, presidente da SBPC, coordenando o evento, no último sábado, 25 de maio.

                             Luan explicando um fenômeno físico do desvio da luz, para os participantes.





Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário