quinta-feira, 5 de maio de 2016

PRORROGADO O PRAZO PARA AS INSCRIÇÕES COM RESUMOS NO ENCONTRO DE FÍSICOS EM NATAL




As inscrições com resumos de  trabalhos para participar  do Encontro de Física de 2016, foram prorrogadas até o dia 6 de maio (sexta-feira).  

O evento que acontecerá em Natal-RN, de 3 a 7 de setembro de 2016, será uma edição especial dos eventos oficiais da SBF, reunindo todas suas áreas de atuação, em comemoração a seu cinquentenário. A Sociedade foi fundada em 14 de julho de 1966, em assembleia realizada na XVIII reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Blumenau, presidida pelo Professor José Goldemberg. Nela estavam presentes pioneiros da física brasileira, Mário Schenberg, Jaime Tiomno, Elisa Frota-Pessoa, Suzana Vilaça, Iuda Goldman Vel Lejbman, Emiko Okuno, Igor Pacca, Jesuína Pacca, Thereza Borello e outros. Os presentes elegeram uma diretoria provisória, sob a direção do Professor Oscar Sala e escolheram a cidade de São Paulo para sua sede.

Nestes cinquenta anos, a SBF tem desempenhado um papel seminal na promoção da pesquisa científica no país, assumindo sempre uma posição independente e construtivamente crítica nos grandes assuntos que dominaram o cenário científico e tecnológico brasileiro. Atualmente tem cerca de doze mil associados, sendo a maior sociedade científica do país, e vários de seus associados já prestaram destacados serviços à Nação, como os ex-ministros José Goldemberg, José Israel Vargas e Sérgio Rezende.

A SBF mantém uma programação de eventos regulares, alguns anuais e outros bi-anuais, com os respectivos números médios de participantes indicados entre parêntesis.

• Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos (200)
• Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil (200)
• Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (1000)
• Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (300)
• Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (1200)
• Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica (150)
• Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas (150)

Nesta ocasião todos esses eventos vão ser agrupados em um único, não somente em comemoração ao cinquentenário da SBF, mas também para estimular a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas. Esta experiência já foi realizada uma vez em 2011, com bastante êxito, e se o mesmo ocorrer nesta ocasião, o Conselho da SBF pretende promovê-la sempre a cada cinco anos.

Infelizmente a data de realização do evento não pode ser em julho, como seria desejável, devido à realização da Olimpíada este ano; de fato, várias agências de turismo consultadas nos aconselharam a não realizar nenhum grande evento no país antes e próximo da Olimpíada. O local escolhido foi Natal, devido às excelentes condições de infraestrutura, a existência do Instituto Internacional de Física, e ao empenho do comitê local.

Local e Data

Natal, RN
Hoteis Praia Mar, Rifoles e Pontalmar
3 a 7 de setembro de 2016

Datas Importantes:

- Inscrições e envio dos resumos: 02 de maio;
- Resultado da Avaliação dos Resumos (trabalhos): 12 de junho;
- Informação sobre forma de apresentação: 12 de julho;
- Data Limite para o pagamento ou cancelamento das inscrições: 17 de julho.


Trabalhos

O trabalho deve estar escrito em inglês, obrigatoriamente, com exceção da área de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), para facilitar difusão do conteúdo através dos Anais, que estarão disponíveis pela Web em acesso aberto.
O resumo deverá ser enviado em arquivo "PDF" contendo uma página formato A4. (modelo)
O processo de submissão é composto de 3 (três) etapas:
1ª - Escolha da Área, Sub-área, Tipo de Apresentação preferido, Título em texto simples, sem símbolos nem comandos LaTex, Palavras-chave e informações adicionais sobre o trabalho.
2ª - Autores e Instituições: os autores devem ser agrupados por Instituição e separados por , (vírgula) e inseridos por instituição. O nome do apresentador do trabalho deve ser precedido pelo caractere *(asterisco).
Nomes devem ser inseridos na seguinte ordem:
Primeiro Nome (ou inicial e ponto)
Nomes Intermediários (ou iniciais e pontos)
Último Sobrenome (por extenso)
Exemplo:
First Author, *Segundo Autor, Terzo Autore
ou
F. Author, *S. Autor, T. Autore
Neste caso, o apresentador é "Segundo Autor".
3ª - anexe o trabalho em arquivo PDF que deverá conter 1 página(A4) com título, autores e suas respectivas instituições e no máximo 500kb
Participantes da área de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF):
O trabalho estendido deverá ser submetido com, no mínimo 6 páginas e no máximo 8 páginas em arquivo "DOC" (WORD), Título, Autores e suas respectivas instituições e no máximo 5Mb. (modelo)
BLOG RFAELRAG COM A SBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário