Para melhorar a proposta do MEC devo acrescentar que os professores da educação básica deveriam trabalhar apenas em uma única escola, com 20h/s, tendo atividades extras voltadas para a escola para completar a carga horária, por exemplo, organizando olimpíadas de conhecimento. Afirma professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité).
ATENÇÃO PROFESSORES : O PRESENTE DA DILMA PARA A PÁTRIA EDUCADORA
O MEC determinou a reformulação dos PCCRs do magistério da Educação Básica em todo o país.
Aqui na Paraíba, desde quarta-feira até hoje, os secretários de educação e seus assessores estão reunidos em Campina Grande, no Centro de Formação de professores, por blocos de municípios, para ouvirem as orientações do MEC.
Entre as inúmeras "sugestões", constam a abertura legal às OS (Organizações sociais), em processo de terceirização da gestão escolar, o corte de gratificações e o implantação do regime de produtividade para impulsionar a formação.
Todas estas questões ferem uma série de direitos dos professores, mas, a maioria ficará calada, vai engolir sem saber nem do que se trata. Pior: muitos estão apoiando este processo.
Até 2020, teremos uma outra educação, mas não teremos mais os direitos que lutamos décadas para conquistar.
Outra questão séria é a dedicação exclusiva. O discurso é de que todos os professores devem ter trabalhar apenas em uma única escola, com 40h/s, recebendo o valor do PSPN. Entretanto, o valor do
Piso é, no mínimo, 40% a menos em relação ao que recebe um professor com dois empregos.
A dedicação exclusiva é fundamental para uma educação de qualidade, mas o salário do professor precisa ser compatível e o valor do PSPN não é suficiente. Mais uma vez digo: os professores não demonstram ter força para atuar contra a terceirização da gestão escolar e o desmonte da já tão frágil carreira docente.
Mas, o MEC já disse: Os municípios que não reformarem os PCCRs nestes termos não terão certos recursos para algumas de suas atividades.
Assis Souza Moura, professor da UFCG
Blog rafaelrag com o professor Damásio Júnior
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