segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Vivenciando Caiana na Rota Cultural Caminhos do Frio de Alagoa Grande 2019

Ontem, domingo, 1 de setembro, pela manhã e à tarde, o professor Rafael Rodrigues se virou nos trinta, fez a cobertura da I corrida Jackson do Pandeiro, A XIX Cavalgada, o programa informativo GEMAG, das 11:30h às 13h e esteve fazendo a cobertura de mais um evento no quilombo Caiana dos Crioulos, dentro da programação da rota cultural Caminhos do Frio: Vivenciando Caiana. O professor Jair Nguni, representante  do Movimento Negro de Campina Grande, compareceu pela manhã e no início da tarde, Manuella Carneiro, Professoras Alda e Dourinha, Clóvis Rodrigues, o quilombola universitário Onildo do curso de Licenciatura em Física da UFCG, participaram pela manhã. O prefeito Sobrinho foi à tarde, Francimar acompanhada de seu esposo Luís, Geovane Lira acompanhado do professor Iuri da UFPB, professora Mariha, secretário de cultura do estado da Paraíba Damião Ramos, Mestre Casinha,  Ariana Costa, vice-presidente  da associação Areiense do movimento Negro,  turistas e outros visitantes. 
Os eventos aconteceram no ginásio de esporte da escola quilombola Firmo Santino da Silva, onde  teve palestras, danças e feira de artesanato e lanche.O restaurante quilombola rita de Chicó funcionou também.

As rainhas da ciranda dona Edite e Cida de Caiana participaram durante o dia todo. Compareceram também o instrutor de capoeira Totinha de Caiana dos Crioulos, a quilombola pós-graduanda Luciene Tavares, candidata a conselho Tutelar, professora Maria das Doures(Neide), as graduandas quilombolas Daiane, Simone e Ednalva do curso Educação do Campo de Sumé, Ednalva Rita, presidente da associação quilombola, Luciana, filha de Cida, agricultor Silvano acompanhado de sua família, os quilombolas, Mariano, Antônio Felismino, João, Inácio, dona Lourdes com seus filhos Felipe e Jéssica, Guia, Lourdes, Erica, Reginaldo, radialista China, Renan, filho do professor Rafael, entre outros.   

Veja um Vídeo com o quilombola João lembrando do calçamento prometido pelo prefeito Sobrinho e o professor Rafael registrando que o governador João Azevêdo poderá fazer a pavimentação em asfalto do acesso ao quilombo Caiana dos Crioulos,  cuja reivindicação foi registrada na audiência do ODE 2018, em Esperança. Neste vídeo, vemos também uma ciranda comandada pelo instrutor Totinha e Cida.   

Dona Lourdes, professor Rafael e Felipe.

No centro a professora Mariha, representando a secretaria de cultura do estado.
Geovane Lira, professores Rafael (Licenciatura em Física, UFCG, campus Cuité) e Iure (Relações internacionais, UFPB)
A quilombola  Luciene Tavares é candidata a conselho Tutelar de Alagoa Grande.


 Veja mais imagens


                                           Manuella Carneiro
                                                              Totinha
















                              Mestra da cultura dona Edite de Caiana dos Crioulos.

Marcelo Félix com o secretário de cultura do estado da Paraíba Damião Ramos, no restaurante Rita de Chicó.
 Mestre Casinha do Grupo Badauê, Ariana vice presidente da AMNA Associação do Movimento Negro Areiense, Mariha da SECULT, professora Adenilda também da AMNA.







Vista de Alagoa Grande do quilombo Caiana dos Crioulos, tendo a estrada sido passado a máquina. 
 Professor Rafael jogando futebol com o seu filho Renan, no campo de Caiana dos Crioulos.

                                          Cecília e professor Rafael.































Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário