sábado, 7 de setembro de 2019

Jovem alagoagrandense é desvinculada do curso de origem na UFCG, desistiu por não ter condições financeiras

 Vamos colaborar com as outras universitárias quilombolas que precisam de ajuda enquanto não conseguir a bolsa de assistência. Até o momento elas estão precisando de ajuda para se manter no curso, distante 204km de Sumé-PB até suas residências na zona rural de Alagoa.

A jovem Natali Tomás, sobrinha de dona Arlinda Tomás,  do sítio Tambor de Alagoa Grande, foi selecionada para o curso de Engenharia de Biosistema da UFCG, campus Sumé. O professor Rafael Rodrigues solicitou e conseguiu um transporte autorizado pelo prefeito Sobrinho para levar Natali e as outras 4 alagoagrandenses Edilene da serra de Paquivira, as 3 quilombolas de Caiana dos Crioulos Ednalva, Simone e Daiane aprovadas para o curso de Educação do Campo do campus Sumé, para fazer suas matrículas, no início do período letivo 2019.1, mas somente Natali desistiu alegando não ter condições para se manter durante a semana. 


                          Nesta foto, vemos Ednalva, Edilene e Simone em Sumé.
As outras estudantes 4 universitárias de Alagoa Grande do curso de educação do campo estão de parabéns, elas conseguiram ser aprovadas em todas as disciplinas, sendo que ainda estão precisando de ajuda financeira enquanto não conseguir as suas bolsas de estudos. Na semana passada, elas ligaram para o professor Rafael Rodrigues precisando de ajuda para comprar o gás de cozinha e pagar o aluguel da casa, onde estão morando em Sumé. O professor Rafael estava em Cuité e comunicou para um amigo que tinha dito quando precisasse poderia contar com ele. O doador pediu para não ser identificado. 

Quem quiser ajudar favor procurar uma destas jovens universitárias. O prefeito Sobrinho está  doando uma ajuda de R$ 120 para cada uma das 4, por mês, que serve para pagar a passagem de estudante de Campina Grande-PB para Sumé-PB.

De Alagoa Grande já tem 3 bolsistas quilombolas, graduanda da UFCG. A  universitária, primeira bolsista quilombola de Caiana dos Crioulos é Maria Vitória, filha de Cida e Sérgio de Caiana, está no seu quarto período letivo do curso de engenharia de biotecnologia e  biosistema, no ano passado,   conseguiu a bolsa quilombola. Os outros dois bolsistas quilombolas são Isaiás do Nascimento do curso de Ciência da computação e Poliana do curso de Licenciatura em matemática do campus sede.  

Natali recebeu recebeu a seguinte mensagem:

Você está recebendo esta mensagem porque foi desvinculado do curso de origem na UFCG por um dos motivos abaixo elencados, de acordo com o artigo 50 da Resolução 26/2007/CSE/UFCG:

- foi reprovado por faltas em todas as disciplinas no período;
- foi reprovado três vezes em uma mesma disciplina;
- no período de vencimento do prazo máximo fixado para integralização curricular, não requereu prorrogação de prazo para conclusão do curso.

Caso seja de vosso interesse o recurso ao desvínculo, como Regulamentado pela Resolução 06/2018/CSE/UFCG, compareça a vossa coordenação de curso.

Atenciosamente,
Talvanes Meneses Oliveira
Coordenador de Controle Acadêmico da PRE/UFCG

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário