terça-feira, 10 de setembro de 2019

Movimento Negro questiona. Por que não tem Cotas raciais no serviço público de Alagoa Grande?


Professor Jair Nguni e a professora Dra. Nilma Gomes da UFMG.
O Estatuto da Igualdade Racial foi rasgado pelo Prefeito e a classe política de Alagoa Grande? Professor Rafael Rodrigues, o senhor poderia perguntar isso ao Prefeito? É importante a união das líderes quilombolas de Caiana dos Crioulos para fortalecer o movimento de resistência, em prol de uma melhor qualidade de vida. (Professor Rafael Rodrigues.)  

Veja a proposta do Professor Jair Nguni

São duas grandes lideranças e isso é óbvio. No entanto, até agora  não disseram o que elas fizeram de bom para combater  racismo e empoderar a população negra de Alagoa Grande com projetos sociais e educacionais.Tudo bem que tenha gente feliz com suas lideranças, mas o nosso povo negro e quilombola não vive essa mesma felicidade não, pois muitos negros e negras e quilombolas de Alagoa Grande, na verdade,  vivem há décadas com uma cidadania de segunda categoria sob os olhos omissos de sua classe política e meu texto mostra isso muito bem com dados irretocáveis para quem quiser aprender o que de fato existe para os quilombolas na Paraíba. 

Por que a estrada que liga Caiana a parte urbana  de Alagoa Grande vive esburacada e nunca foi asfaltada? Outra coisa, jovens negras estão com dificuldade de continuar estudando no curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFCG campus Sumé, justamente  por falta de condições financeiras.
Leia mais

Cadê a classe política de Alagoa Grande que não se mobiliza pra ajudar essas jovens negras? Por fim, sabemos que Alagoa Grande é uma cidade que precisa ter cotas raciais no serviço público e ela não tem por falta de interesse de sua classe política.Desafio o Prefeito a fazer o projeto de cotas e reservar  20% dos cargos em concursos e processos seletivos simplificados para a nossa população negra. Se algum Vereador quiser, também pode fazer o projeto de lei e apresentar para o debate público e lutar pela sua aprovação em plenário. As cotas para negros já é uma realidade no município de Sapé.Lá a cota racial  é de 20%  em todos para todos os cargos nos concursos públicos. A cidade de Alagoa Grande poderia fazer o mesmo, caso o Prefeito quisesse e os Vereadores tivessem vontade política de implantar essa modalidade de política afirmativa voltada para combater o racismo institucional que também faz parte da estrutura administrativa do poder público municipal .Por que Alagoa Grande não tem cotas raciais para negros no serviço público? Com a palavra, o Prefeito Sobrinho e todos os Vereadores de Alagoa Grande.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário