quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Assembleia itinerante da Paraíba abre espaço para as reivindicações de moradores de Alagoa Grande

Após a homenagem ao centenário Jackson do Pandeiro, o presidente deputado Adriano abriu espaço para as reivindicações da população de Alagoa Grande. O deputado Bosco Júnior quando viu faixa levantada pelo  professor Rafael Rodrigues e Cida, ex-presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos ele parabenizou aquela iniciativa de apoio a um de seus pleitos. A faixa registra a principal reivindicação da comunidade remanescente do quilombo Caiana dos Crioulos, a pavimentação em asfalto da estrada quilombola. A deputada Camila parabenizou também a manifestação pacífica da população de Alagoa Grande no plenário. O deputado estadual Chió falou que homenagear Jackson do Pandeiro significa homenagear a negritude de Alagoa Grande. O prefeito Sobrinho parabenizou a todos presentes na histórica assembleia itinerante da Paraíba, em Alagoa Grande.

O secretário estadual Damião Ramos registrou o primeiro encontro de Quilombolas a ser realizado em Caiana dos Crioulos, no próximo dia 24 de novembro.

A agente caianista de saúde Elza registrou a matéria do blog ciências e educação, editado pelo professor Rafael, lamentando de que dos 25 estudantes Quilombolas de Caiana dos Crioulos, dez desistiram de estudar esse ano na escola estadual PHB por falta de transporte escolar. Os estudantes estão reclamando de que eles estão esperando na rua o transporte dos professores para retornar as suas residências.

Isaías e Bibiu do Jatobá reivindicaram mais apoio para a cultura.

Compareceram os vereadores Deda Ribeiro,  Gilberto Marques, presidente Cláudio Barbosa, Duca Chaves, Jailton de Zumbi, Adauto Chaves e Fabrício Fortunato. Os pré-candidatos a prefeito Josildo Oliveira,  Beto do sindicato, Manuella Carneiro. O prefeito Sobrinho confirmou que vai a reeleição.

O plenário ficou superlotado, presentes também o historiador José Avelar, acompanhado de sua esposa Diana, quilombola Onildo Alves, as professoras Alda, Maria das Doures, Alessandra Lívia (secretaria de educação), Marlene Brito, secretário de Cultura e turismo Marcelo Félix, secretário de esporte e lazer Ítalo Avelar, secretário adjunto de meio ambiente Genildo Marques, os irmãos Nilson e Moacir Ribeiro, o ex-vereador Bambão, o empresário Laércio Sobral e esposa, Vanildo Pereira, presidente do sindicato dos produtores rurais de Alagoa Grande, tabeliã Iêda Carneiro, blogueiros Rildo, Cassimiro e Raelson Galdino, entre outros.

O expediente foi realizado através do Programa Assembleia Itinerante, que apreciou 201 matérias. Foram apreciados quatro Projetos de Lei Ordinária, um Projeto de Resolução, cinco indicações e 190 Requerimentos. Em seguida, os parlamentares participaram de uma sessão especial em homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro.
Durante a votação, os deputados foram favoráveis a maioria dos projetos incluídos na Ordem do Dia. Eles aprovaram, por unanimidade, através de projetos de resolução, homenagens a personalidades com a concessão de medalhas de mérito. Entre as propostas aprovadas, estava a de autoria de Bosco Carneiro, natural do município, que busca conceder a Medalha Senador Humberto Lucena ao Capitão Marx Cahuê Batista da Silva.
A ALPB entregou a comenda especial Centenário Jackson do Pandeiro a algumas autoridades e convidados especiais. “É uma grande honra para todos nós poder deixar registrada na história do Poder Legislativo uma homenagem a esse grande artista, que marcou o nosso país com a sua arte”, destacou o presidente Galdino.
Foram homenageados Damião Ramos – Secretário de Cultural; Fernando Moura – Escritor do Livro sobre Jackson; Parrá – Cantor; O prefeito de Alagoa Grande – Antônio Sobrinho; Severino Antonio da Silva (Bibiu do Jatobá); Vanildo Pereira – Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais; José Freire Avelar – Professor e Historiador; Marcelo Félix – Secretário Municipal da Cultura; Izaias Vicente – Coover de Jackson; Robério Chaves (in memorian) – Grupo Musical Jackson Envenenado. (Assessoria ALPB).
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Ricardo Barbosa elogiou a iniciativa e relembrou a proposição, de sua autoria, para que 2019 fosse consagrado como o ano do centenário de seu nascimento, por meio da Lei 11.307 de 8 de abril de 2019.
Toda a sessão foi transmitida pela TV Assembleia, através do canal 40.2 (TV aberta) 14.2 (Patos e Região – TV aberta), pelo canal 11 na net e 340.2, na Sky, GVT e Claro. A solenidade também foi exibida pelo site e pelas redes sociais do Legislativo, além das rádios de Cajazeiras e Região.
A noite, aconteceu a exibição de um documentário realizado pela equipe da TV Assembleia em homenagem ao ano de centenário do artista. O evento aconteceu no Teatro Santa Ignêz, em Alagoa Grande.
Veja os vídeos.






 Veja mais imagens


























































Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário