quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Alunos da UFCG receberam menção honrosa em congresso estudatil

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) receberam menção honrosa pelo trabalho submetido ao Concurso Estudantil Íbero-Americano de Arquitetura Bioclimática. Os trabalhos selecionados ficaram expostos durante a XI Bienal José Miguel Aroztegui, que aconteceu de 18 a 20 deste mês no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), em João Pessoa, PB.
O trabalho desenvolvido pelo alunos Bruna Tejo, Júlia Costa e Matheus Pimentel, sob orientação da professora Miriam Panet, concorreu com 50 projetos e ficou entre os 23 selecionados para a exposição. Trata-se da Unidade Básica de Saúde Rio Guamá, considerando as questões climáticas da cidade de Belém do Pará e destacando o conforto ambiental, a sustentabilidade, a integração e a humanização.

De acordo com a professora Miriam, uma das regras do concurso era desenvolver um projeto fora do Estado da instituição de origem. “Belém foi escolhida por ter características climáticas bem distintas de Campina Grande, ampliando o universo de conhecimento dos alunos quanto à arquitetura bioclimática”, explica.



Além deste projeto, mais dois trabalhos de alunos da UFCG também foram selecionados para a exposição. Dos alunos Bruna de Lima, Camila Silva e Evanetro Rosas, também sobre orientação da professora Miriam, e de Fabiano Araújo e Stephane Cavalcanti, orientados pelo professor Raoni Venâncio.

Para a orientadora, o título de menção honrosa é uma grande vitória. “Avalio como resultado de grande esforço por parte dos alunos e professores. Este trabalho é fruto da tentativa de interdisciplinaridade entre as matérias de Projeto de Arquitetura II, Conforto Ambiental I e Planejamento da Paisagem I. Na época, os alunos cursavam o quarto período, muito novos ainda para tal premiação. O trabalho foi enviado ainda no semestre 2019.1”, revela.

A ideia é trazer a exposição para a UFCG. A data ainda está sendo definida.

(Ascom UFCG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário