domingo, 7 de janeiro de 2018

O QUE É NEPOTISMO?

                      Martinho Ramalho, advogado, engenheiro agrônomo, escritor e graduando em letras pela UFPB Virtual..

Segundo o Dicionário NOVO AURÉLIO, o Nepotismo é a “ Autoridade que os sobrinhos e outros parentes do Papa exerciam na administração eclesiástica.” O nepotismo começou na igreja católica e no Vaticano, com o chefe maior denominado de Papa , um solteirão por imposição da igreja, ,empregando os seus sobrinhos na igreja.
O nepotismo brasileiro começou logo no descobrimento em 1500 quando o escrivão Pero Vaz de Caminha na parte final da carta comunicando o descobrimento pediu ao rei um emprego para o genro. 

No processo de colonização o sistema de administração territorial chamado de capitanias hereditárias começou em 1534 quando o imenso território do Brasil foi loteado e dividido em 14 propriedades privadas doadas e entregues a 12 proprietários.A propriedade era hereditária e passava de pai para filho, caracterizando o nepotismo.

O Brasil ficou “ independente “ com um grito. Dom Pedro era um jovem mulherengo e boêmio de 24 anos e foi usado pelas duas facções na disputa pelo poder. A facção vencedora impôs o José Bonifácio para primeiro ministro e este indicou o irmão Martim Francisco como ministro. Mas uma vez o nepotismo triunfara.

Mudou o sistema político para República mas o nepotismo continuou. A secretária do presidente Getúlio Vargas era a sua filha Alzira Vargas e o genro Amaral Peixoto foi nomeado interventor federal do Rio de Janeiro por Getúlio em 1937. 
Costa e Silva presidente no regime militar nomeou um irmão e vários parentes na administração pública. 
Leia mais
Quase todos os presidentes depois de 1988 nomearam parentes na administração pública. O poder legislativo idem, a justiça não fica atrás. O nepotismo faz parte da nossa cultura, assim como a corrupção sistêmica?

Blog rafaelrag com Martinho Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário