quinta-feira, 8 de outubro de 2015

DOCENTES DA UFCG, CAMPUS CUITÉ DECIDEM ACABAR A GREVE E REINICIAR O SEMESTRE LETIVO 2015.1 NA PRÓXIMA QUINTA, DIA DO PROFESSOR, 15 DE DE OUTUBRO

Os 32 docentes da UFCG, campus Cuité, reunidos em assembleia geral, realizada no auditório do Centro de Educação e Saúde, nesta quinta-feira, 8 de outubro, decidiram acabar a greve e retomar a salas de aulas na próxima quinta-feira, 15 de outubro, dia do professor.
Depois do professor João Batista, representante da ADUFCG, explicar a proposta do governo sobre o aumento de 10,8%, dividido em duas partes, para agosto de 2016 e início de 2017, que não cobre nem as perdas salarias diante da inflação, foi aberto as inscrições e aconteceu um debate com alguns questionamentos sobre a continuação da luta, reposição de aulas, definição de um novo calendário por parte da administração da instituição, prorrogação das inscrições de estudantes nos respectivos projetos de iniciação científica, etc. 

O professor João Batista leu também uma mensagem de desabafo de uma estudante. Veja o vídeo.

O professor Jair, coordenador do curso de Física da UFCG, campus Cuité,  falou das dificuldades enfrentas por ele e outros representantes do comando de Greve em Brasília.  Na sua fala durante a assembleia de Cuité, ele fez uma síntese da invasão de 20 professores do comando de greve no gabinete do ministro, no MEC.  Quando o  ex-ministro de Educação, Renato Janine, teria agendado para se encontrar com os representantes do comando de greve do ANDES, veio a surpresa com o afastamento dele da pasta e, até o momento, o novo ministro de Educação, o deputado federal Aloizio Mercadante, ainda não se posicionou sobre a contra-proposta dos docentes.
 
Os docentes decidiram terminar a Greve, mas votaram contra a proposta de aumento do governo. 
O professor Rafael Rodrigues registrou que teve dois projetos de iniciação científica aprovados, mas devido a greve não conseguiu selecionar dois estudantes. Enquanto a UFPB suspendeu o seu calendário acadêmico, a UFCG continuou com as avaliações de projetos. Isto deveria ser considerado no novo calendário do período 2015.1, dando um novo prazo para as indicações dos estudantes.

Na assembleia de hoje no campus de Campina Grande, os 148 professores participantes 
também decidiram pelo fim da Greve e que a indicação para o retorno ao trabalho será 
avaliada dia 15 de outubro.  Os docentes do campus de Patos votaram pela continuidade da greve.









Veja mais imagens e um vídeo da assembleia.










Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário