quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Paraíba tem programação variada e descentralizada na SNCT 2014

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é uma das instituições organizadoras do evento na Paraíba. Em Campina Grande, a programação da SNCT acontece de forma descentralizada. Os principais pontos são o Parque da Criança, Museu Vivo da Ciência, 
Museu Assis Chateaubriand (MAC/UEPB), Sede do Insa, Teatro da Facisa, entre outros.
A coordenação nacional do evento é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na Paraíba, várias instituições estão envolvidas como o Governo do Estado, prefeituras municipais, universidades públicas e privadas, Institutos de pesquisa científica e tecnológica, entre outros.
Programação do Insa
Até o dia 16 de outubro ocorre no Sesi, Sesc e Museu Vivo da Ciência a Mostra Semiárido em Tela. Serão realizadas exibições e debates de vídeos produzidos pelo Projeto Semiárido em Tela, do Insa, e pelo Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Nos dias 15 e 16, o Insa desenvolverá atividades no Parque da Criança em suas tendas temáticas.
A "Arena Semiárido" será um espaço para a realização de mini palestras e minicursos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação no Semiárido brasileiro. A tenda "Ciência no Parque" sediará exposições dos principais projetos do Instituto, como o projeto de bioprospecção de plantas da Caatinga, de revitalização e de micropropagação da palma forrageira com variedades resistentes à Cochonilha-do-Carmim, exposição de coleção de cactáceas do Semiárido, bem como pesquisas relacionadas ao manejo de caprinos.
Além disto, haverá distribuição de mudas e uso de equipamentos científicos. A programação do Insa para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia iniciou na última segunda-feira, dia 5, com a realização do curso "Jornalismo e Divulgação Científica", em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O encerramento estadual vai acontecer no auditório do Insa, em Campina Grande (PB), dia 17 de outubro, às 10h, com Conferência Internacional alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, proferida pelo Representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic.
Blog rafaelrag coom o portal do  Insa

Nenhum comentário:

Postar um comentário