quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Temas para a Redação do ENEM 2013

ENEM 2013

Supondo que o tema da redação for escolhido ECONOMIA VERDE. O aluno politicamente correto deve defender a tese de acabar com o uso de agrotóxicos nos alimentos porque é prejudicial ao meio ambiente e a saúde da população. Depois de fazer uma análise contendo ideias gerais do tema, escrever uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Você deve escrever primeiro em um rascunho e depois ao passar a limpo selecionar no máximo 3 parágrafos para o desenvolvimento. Este procedimento poderá ser adotado para outro tema proposto pelo ENEM.

Outros  temas que poderão cair na redação da prova deste domingo, 25 de outubro, no ENEM, serão os seguintes: Desafios da ciência, saúde e esporte na escola brasileira; a corrupção dos políticos brasileiros. Uma vergonha nacional!!!

Investir na redação é fundamental para quem quer se dar bem no Enem. Afinal, é a única parte da prova em que é possível obter nota máxima. A cerca de um mês e meio do exame, professores lembram que praticar a escrita é fundamental. Então, que tal conferir esta lista de temas que, segundo eles, têm grandes chances de serem abordados na prova?

Dez temas sugerido pelo Jornal o Globo

Água e sustentabilidade
Segundo o professor de Língua Portuguesa do Colégio Alfa Cem Bilíngue, Cosme Cunha, este é o tema mais aguardado, pois 2013 é o "ano da água". Segundo ele, vale a pena os candidatos perceberem onde estão as reservas, de que maneira o aquecimento global interfere nelas, prejuízos trazidos pelo agronegócio e, por fim, medidas pessoais do cotidiano que podem minimizar o desperdício.

Energia

O professor Cosme Cunha lembra que o tema figura como um dos mais apostados pelos professores, nos últimos anos. Então, é importante estar por dentro da questão energética no Brasil. Saber de onde vem a energia consumida no país, os impactos ambientais gerados por elas e quais as fontes alternativas que podem ser usadas é de suma importância. Para Cosme, é importante que o aluno saiba debater a questão energética propondo soluções para os gargalos no setor.
Manifestações populares
De acordo com a professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Notre Dame-Recreio, Maria Carolina Oliveira, “o gigante acordou” foi, talvez, a expressão mais utilizada no cenário nacional em 2013. Por isso, é um forte candidato a tema de redação. "Milhares de pessoas, em todo o Brasil, foram às ruas reivindicar a construção de um país melhor, com saúde e educação, sem corrupção. No entanto, questiona-se a transformação da indignação popular em votos conscientes, quando as próximas eleições acontecerem no próximo ano", destaca a professora.

Relações trabalhistas no Brasil

Outra dica da professora Maria Carolina. Como ela lembra, a consolidação das leis trabalhistas brasileiras completa 70 anos em 2013. Logo, todos os temas relacionados à situação atual do trabalhador no Brasil são possíveis. "Trabalho infantil, mercado informal e situações de trabalho escravo podem ser assuntos contemplados pela banca do Enem. Além disso, não se pode esquecer que a PEC das Domésticas motivou inúmeras discussões acerca das relações trabalhistas no começo deste ano", comenta.

Supervalorização do corpo

Esta dica é do professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Colégio Liessin, Daniel Jorge. Segundo ele, vivemos numa sociedade cuja imagem tem muita força. Em função disso, não são raros os casos de jovens e adultos que se submetem aos mais excêntricos e perigosos recursos para alcançar a considerada forma perfeita. "E a mente? Será que acompanha o ritmo do corpo? Vale a pena refletir", recomenda o professor.

Diversão e responsabilidade na juventude

Para o professor Daniel Jorge, o episódio da Boate Kiss, que causou a morte de 242 pessoas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, trouxe uma reflexão sobre os riscos da diversão entre os jovens. "Será que é uma questão de 'inconsequência juvenil', como dizem por aí, ou mesmo uma questão de controle por parte das autoridades?", questiona.

Identidade do povo brasileiro

"Como é construída a identidade do povo brasileiro?" Este é um tema que, segundo a professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio e Curso Pensi, Carolina Pavanelli, poderia facilmente ser cobrado no Enem. Ela justifica: "As vertentes sociais e culturais aparecem no edital do ENEM como possibilidades temáticas. Até hoje, ainda não foi discutido na redação o que faz de nós o que somos enquanto povo, cultural e socialmente."

Participação social e trabalho voluntário

Como nota a professora Carolina Pavanelli, este tema também ainda não caiu nas redações do ENEM. Por isso, ela acha que tem chance de ser cobrado. Como ela exemplifica, o assunto pode vir aliado a uma reflexão sobre como as manifestações populares que ocorreram este ano ajudam a reforçar uma forte tendência ao questionamento do nosso papel enquanto sociedade.

Participação social e trabalho voluntário

Como nota a professora Carolina Pavanelli, este tema também ainda não caiu nas redações do ENEM. Por isso, ela acha que tem chance de ser cobrado. Como ela exemplifica, o assunto pode vir aliado a uma reflexão sobre como as manifestações populares que ocorreram este ano ajudam a reforçar uma forte tendência ao questionamento do nosso papel enquanto sociedade.

Mais Médicos

Outra dica da professora Catarina Schumann é o recente programa lançado pelo governo federal, que trouxe médicos estrangeiros para suprir a carência de profissionais no país. De acordo com ela, é importante o aluno saber todos os aspectos que cercam essa política, como as baixas no serviço de saúde pública no Brasil.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário