sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Mesa Redonda: Ações de Ciências, saúde e esporte, aconteceu na quarta, 23 de outubro, no Centro de Treinamento de Professores de Alagoa Grande

VI Semana de Ciência e Tecnologia de Alagoa Grande-SNCT  2013

 Professor Rafael Rodrigues parabenizou  a todos estudantes e professores que compareceram na  mesa redonda. 
A Mesa Redonda: Ações de Ciências, saúde e esporte
Cooordenador: Professor Dr. Rafael de Lima Rodrigues (UFCG, campus Cuité)
Dr. Raphael Lacerda(Secretário Adjunto de Saúde-PMAG), Aretusa Raimundo da Silva (professora de Matemática-EEDAG), Anlidiane Monteiro (professora de Ciência EEDAG), Kristoferson de Araújo Ferreira (Professor Matemática-PHB), Gilson Oliveira Santana (Estudante do EJA-PHB). 
Coordenador: professor Dr. Rafael Rodrigues (UFCG-Cuité-PB)
Local: Auditório do Centro de Treinamento de Professores de Alagoa Grande

A secretária de saúde, Dra. Emanuelle Chaves, não pode comparecer. Ela foi substituída pelo dentista Dr. Raphael Lacerda, do Hospital de Alagoa Grande. O professor Gustavo Ferreira não compareceu também. Os demais membros da mesa redonda realizada dia 23, compareceram.
A VI Semana de Ciência e Tecnologia de Alagoa Grande, acontece dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013. Quem quiser receber o material deste evento deve deixar os seus dados na secretaria do polo  Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), CAIC de Alagoa Grande, ou enviando-os as respectivas solicitações para o e-mail rafaellr.ag@gmail.br.  A escola do ensino fundamental e médio, externado Dão Pedro II também  realizará  outras atividades.

Após as falas de cada membro da mesa redonda aconteceu um debate muito participativo, com várias perguntas, que os membros da mesa responderam satisfatoriamente. Como motivar os alunos para estudar ciências? Como motivar os docentes da educação básica  para fazer parcerias com as universidades?  Como levar a divulgação científica para a população em geral? Por que falta educador físico nas academias populares e nas escolas? Como fazer educação física se as pessoas  não têm uma alimentação equilibrada? Por que as escolas não buscam apoio financeiro para realizar a SNCT? Uma aluna falou, eu não sou ninguém ainda, mas como será o futuro do estudante que não se interessa em aprender os conhecimentos visto na escola? Quais são os projetos da secretaria de saúde do município de Alagoa Grande para oferecer um serviço de qualidade a população? como fazer a organização do transito e a criação de ciclovias? Entre outras.


O professor Aldir Barbosa, informa que vai realizar atividades de ciências e tecnología na segunda semana do mês de novembro, para os seus estudantes da Escola Municipal Aracy do distrito de  Canafístula de Alagoa Grande.


O Cantinho do Saber realizará essa semana atividades somente para os alunos do ensino fundamental. As suas atividades para os alunos do ensino médio serão de 28 a 31 de outubro,  de segunda-feira a quinta-feira. Na terça, 30, à tarde, terá apresentação de aulas práticas de Física e palestras sobre mecânica quântica. Informou a diretora Luzirene.
 
O encerramento, em Alagoa Grande, com desfile tendo mais de dez  bandas marcíais, será no domingo, dia 10 de novembro, com a presença do coordenador Estadual da SNCT, professor Fernando Medeiros da UFPB e do presidente da Fapesp, professor Cláudio Furtado (professor de Física da UFPB).

Objetivos da SNCT 2013.
Aproximar  a população, em especial os jovens, da ciência e tecnologia, em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de destacar a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um de nós e para o desenvolvimento do país. Contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. A semana desse ano está mostrando como a ciência, a tecnologia e a inovação, aliados a saúde e o esporte pode beneficiar toda a sociedade. As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 vão estimular a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e na sua relação com o ambiente natural.

Após as falas de cada membro da mesa redonda aconteceu um debate muito participativo, com várias perguntas, que os membros da mesa responderam satisfatoriamente. Como motivar os alunos para estudar ciências? Por que um modelo para representar um fenômeno científico pode ser substituído por outro? Como motivar os docentes da educação básica  para fazer parcerias com as universidades?  Como levar a divulgação científica para a população em geral? Por que falta educador físico nas academias populares e nas escolas? Como fazer educação física se as pessoas  não têm uma alimentação equilibrada? Por que as escolas não buscam apoio financeiro para realizar a SNCT? Uma aluna falou, eu não sou ninguém ainda, mas como será o futuro do estudante que não se interessa em aprender os conhecimentos visto na escola? Quais são os projetos da secretaria de saúde do município de Alagoa Grande para oferecer um serviço de qualidade a população? Como fazer a organização do transito e a criação de ciclovias?


Compareceram, além dos membros da mesa redonda em Alagoa Grande, estudantes e professoras das redes públicas e privadas. Professora Natália do Cantinho do Saber, professor João Eudes da escola municipal CAIC, professora Marilene com estudantes do PHB, diretora Beta da Escola Estadual de Demonstração de Alagoa Grande. 
                             Diretora Beta da Escola Estadual de Demonstração
                           Dr. Raphael Lacerda, médico do hospital municipal





                                                        Professor Rafael.
                                 Kristoferson, Gilson, Dr. Raphael, Alidiane e Aratusa





                                      Professora Marilene com estudantes do PHB





















                                     Professora Natália do Cantinho do Saber
                           Professor João Eudes de matemática do CAIC

                                               Professor Kristoferson






















Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário