Se quer manter a qualidade dos alunos e da instituição,
fuja do ENEM.
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Professor Dr. Wilson Curi da Unidade Acadêmica de
Física da UFCG, comenta sobre o ENEM.
Na foto abaixo, por trás de Wilson,
dá para ver o professor aposentado
da UAF-UFCG, Cabral, que
faleceu no ano passado.
Desde que surgiu, o ENEM e os
sistemas de ingresso na
universidade
'inventado' (e forçado a barra para
ser aceito pelas
universidades federais) pelo governo
sempre foram fontes de problemas (desde a preparação; objetivo e
forma de avaliação e guarda e
distribuição dos exames até o grau de
conhecimento do aluno que é
selecionado).
Em vez de corrigir erros (em suas fontes:
melhoria do ensino básico
público e gratuito para atingir todas as classes sociais), criaram novas e mais
graves fontes de (outros) erros: agora com
perfil profissionalizante (nível superior). (Fico imaginando médicos, físicos,
engenheiros, etc., num futuro próximo e o que ocorre com os alunos egressos de
cursos de direito nos dias atuais). Parte da considerada
elite intelectual do país aceitou e, hoje, vive o dilema de pensar em meios
para manter o nível de ensino com os alunos oriundos
destes processos seletivos seguindo as regras do REUNI,
grande e propalado feito do governo.
Será 'isso' a democratização do ensino?
Ainda bem que os 'militares' não 'engoliram' essa e mostram/justificam,
com resultados, os motivos de suas escolhas.
Melhor ainda é que (ainda) tem gente que percebe esta 'sutil' diferença.
Blog rafaelrag
Os estudantes Ricos estão tomando o lugar nas universidades públicas daqueles de baixa renda e estudam nas escolas públicas. A solução para democratizar o ensino seria o governo investir mais na educação básica.
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