sexta-feira, 24 de abril de 2020

NOTA - Pró-Reitoria de Ensino


Como é de conhecimento da comunidade acadêmica, a Pró-Reitoria de Ensino da UFCG, pela Portaria N° 15 (de 19 de março de 2020), desautorizou a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais.

Cabe, quanto àquela determinação, alguns esclarecimentos, referidos, todos, à situação presente.

O compromisso institucional da UFCG, sabemos, é pela qualidade da formação que construímos, coletivamente, no cotidiano das nossas ações acadêmicas. A singularidade da situação presente tem nos chamado a (re)pensar a nossa atuação, na busca por soluções justas e viáveis para os desafios que nos chegam todos os dias.

Os cursos oferecidos pela UFCG são, na sua maioria, de natureza presencial. Já está posta, nos projetos pedagógicos de alguns cursos, previsão para a oferta de atividades acadêmicas mediadas por tecnologias digitais. Para a sua plena vivência ainda se faz necessário entretanto, adequar a oferta junto ao Sistema de Controle Acadêmico.

Na atual circunstância, especialmente tendo-se em vista o perfil socioeconômico dos discentes da UFCG, construir experiências pedagógicas centradas nos meios digitais pode levar à emergência de assimetrias ou mesmo acentuar as já existentes, o que não condiz com nosso projeto de Universidade. Para que isso não ocorra é necessário um planejamento para o qual, sabemos, não houve tempo em face da irrupção inesperada da pandemia. A ele temos dedicado boa parte dos nossos esforços, na atualidade. Na medida do amadurecimento do diálogo em curso com a comunidade, em breve nós voltaremos a esta questão com mais atenção.

Sugerimos à comunidade acadêmica que, na medida da sua capacidade e do seu interesse, faça uso de ferramentas e suportes tecnológicos para que o contato entre alunos e professores não se perca nestes dias de isolamento social. Isso pode auxiliar na manutenção do vínculo dos discentes para com a UFCG, ainda que, infelizmente, a prática ainda possa não ser aplicada em todas as situações.
Leia mais
Orientamos a comunidade acadêmica a tomar parte nas ações promovidas pela Coordenação Geral de Educação à Distância da UFCG (http://www.virtual.ufcg.edu.br/site/), especialmente no que diz respeito à formação de docentes e discentes para a utilização da plataforma Moodle. Isso nos dará mais segurança quanto à incorporação, no nosso cotidiano, de atividades acadêmicas mediadas pelas tecnologias digitais. Também orientamos a comunidade a buscar outras formas de aprimoramento de suas competências e habilidades no uso de tecnologias digitais em cursos oferecidos por outras instituições.

As atividades de orientação acadêmica, particularmente no que diz respeito aos TCCs, podem, na maioria das vezes, seguir o seu fluxo mediante a comunicação online entre discente e docente. Não há problemas, ainda, para defesas realizadas por meio digital, desde que a ata seja preservada como processo no Sistema SEI, devidamente assinada pelos membros da Banca Examinadora.

Alarcon Agra do Ó

Pró-Reitor de Ensino

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário