quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Bolsista quilombola Caianista Ednalva Josefa Reivindicando pelo Quilombo Caiana dos Crioulos

Ednalval Josefa, bolsista quilombola do curso de Educação do Campo da UFCG, campus Sumé, escreveu a seguinte reivindicação, no grupo do whatsapp imprensa professor Rafael.

Enquanto a prefeitura municipal de Alagoa Grande trabalha em outros locais, o quilombo Caiana dos Crioulos fica no esquecimento. Promessas foram feitas e não foram cumpridas. Falou que iria fazer uma grande reforma na escola quilombola Firmo Santino da Silva, o que fez, foi só uma pintura e tapou alguns buracos no piso. 

O açude de Caiana foi abandonado, não temos mais açude. Desde do ano passado era para ter mandado máquinas para tirar a lama do açude e não veio por causa da chuva e esse ano já não veio por que?

Fora outras promessas que foram feitas.

Blog rafaelrag

Um comentário:

  1. Bolsista quilombola Simony Santino, do curso de educação do campo, UFCG, campus Sumé. Infelizmente é desse jeito! Do jeito que está. A nossa comunidade só teremos como recurso as cisternas, porque Barreiro, é contado os que ainda têm água. Grande parte já secou e dessa vez não temos nem o açude para passar essa seca, como sempre. Aí além das dificuldades que grande parte já está passando por conta dos animais também, que precisam de água, tanto para se alimentar, quanto para beber. Os Barreiros que restam não sustentaram muito tempo. No momento, grande parte aqui da comunidade, já está se deslocando para pegar água em seu André Guilherme, numa barragem que tem. Realmente, está sendo a sorte de muitos quilombolas e da
    vizinhança também. Porque se for usar a água da cisterna para beber e para gastos, depois n terá água, nem em Barreiro e nem na própria cisterna. Que grande parte das cisternas daqui da comunidade, foram através de projeto, mais a daqui de casa, de minha avó e de meus tios, que moram aqui perto de casa foram dos nossos próprios recursos financeiros. E se quisesse ter fonte de abastecer a água da chuva, porque durante esse tempo todo, nunca tivemos a chance nem de ganhar cisternas e nem banheiros. No projeto recente dos banheiros que teve ...ou seja, aqui na verdade, esses tipos de projetos importantíssimos, nunca tivemos sorte de receber. Por isso, é de suma importância, que análise bem nossa comunidade, igual estão analisando as cidades e outros lugares e vejam que aqui é um lugar, que muitos frequentam nos eventos e conhecem muito bem a comunidade. Como Ednalva falou, faz promessas em cima de promessas, mas não cumprem, que isso é a pura verdade. Porém, quando é uma situação dessa, está faltando compromisso do que foi prometido ...Estrada nem se fale, que é promessa de sempre, que será asfaltada, mas nunca sai... Agora, o mais exigente e que mais necessita é dessas máquinas para reformar o açude que está se acabando .... É ele que salvava a comunidade nesses tempos que estamos. Gente , análise o que será dos seres humanos e dos animais sem água?
    Água é tudo !
    Pense e analisem!!

    ResponderExcluir