quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Alagoagrandense Ministra Minicurso sobre Novos Potenciais Isoespectrais via a SUSY e Funções de Green em Mecânica Quântica, no X FUI da UFCG


O professor Rafael de Lima Rodrigues de Alagoa Grande, lotado no curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, ministrou a primeira aula  do minicurso sobre Novos Potenciais Isoespectrais via a SUSY em Mecânica Quântica, no X FUI da UFCG, campus Cuité. Ele também está ministrando outro minicurso sobre técnica algébrica em mecânica quântica.

Em teoria de campos a supersimetria (SUSY) é uma transformação que relaciona as partículas bosônicas e fermiônicas em um único multipleto. Em mecânica ela relaciona os estados quânticos que descreve as partículas elementares, devido a analogia com a álgebra SUSY em teoria de campos dizemos que existe uma supersimetria em mecânica quântica.


Apresentaremos um minicurso introdutório, divido em duas partes, abordando os aspectos teóricos da mecânica quântica, sem levar em consideração a relatividade de Einstein. Na segunda parte, mostraremos a eficácia da técnica algébrica da SUSY para construir novos potenciais com soluçõs exatas da equação de Schrödinger, que governa a mecânica quântica não-relativística.

- Novos potenciais Solúveis exatamente via a SUSY.
Dias: 27 e 28 de agosto de 2019
Hora e dias: terça-feira e quarta-feira, das 19h às 21h.
Loca: sala G3.

- Funções de Green em Mecânica quântica
Dias: 28 e 29 de agosto de 2019
Hora e dias: quarta-feira e quinta-feira das 16h às 18h.
Loca: sala G2.
Veja uma matéria relacionada sobre Supersimetria (SUSY) em Mecânica Quântica



Primeira aula de MQ, 27-8-19: aspectos históricos de Dalton a Schrödinger. Revisão de Cálculo diferencial. A equação de Schrödinger dependente do tempo. Supercoordenada.

 Muitos livros-textos de Mecânica Quântica mostram como alguns problemas podem ser legantemente resolvidos através de operadores de levantamento e abaixamento(Em teoria quântica de campos eles são análogos aos operadores de criação e destruição, que fazem parte do próprio campo). Esses operadores são encontrados fatorando a equação de Schrödinger independente do tempo.
HYn=EnYn, n=0, 1, 2, 3, ...,
onde Yn são as autofunções de energia e En os autovalores de energia.

O operador Hamiltoniano, H, é a adição do operador energia cinética com o operador energia potencial. O termo de energia potencial em mecânica quântica é denominada simplesmente de potencial, que identifica o sistema quântico em investigação.





                                  Em MQ,os operadores momento linear e posição não comutam.
Veja mais












Matérias relacionadas:
 Mini-curso ministrado no ano passado, no II encontro de Química e Física na UESB
https://rafaelrag.blogspot.com/2018/07/professor-da-ufcg-ministra-minicurso.html

Mecânica quântica na descrição de Schrödinger, publicado na Rev. Brasileira de ensino de Física,
http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v19_68.pdf

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário