segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Coluna de Dom Manoel Delson: A porta do céu é estreita?

Jesus, na Sua última subida terrena para Jerusalém, explica-nos sobre a porta estreita do céu. Alguém pergunta a Ele: “Senhor, são poucos os que se salvam?” (Lc 13,23). O Divino Mestre, como um maravilhoso pedagogo da fé, responde falando sobre o esforço próprio da vida cristã: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lc 13,24).
Diante de tão concreta resposta, poderíamos nos questionar, o Reino de Deus pertence somente a alguns poucos eleitos? Não. O Evangelho de Jesus não se aplica ao entendimento que assegura a prática da religião como fonte de privilégios e de garantismos. A salvação de Deus é sempre um dom, um presente que deve ser acolhido com o esforço das virtudes, mas é sempre um dom que recebemos das mãos do Senhor.
A mensagem de Nosso Senhor, ensinada pela completa revelação das Escrituras Sagradas, assegura que todos os homens e mulheres podem entrar na vida eterna, mas atenção: a porta é estreita para todos. Não há privilégios para ninguém. A porta do céu é estreita porque o amor de Cristo é exigente, requer a atitude contínua do compromisso com a vida e com as necessidades dos irmãos à nossa volta. O Senhor nos espera no céu, mas não se trata de uma espera quietista. Ele nos espera com suas mãos estendidas sobre a terra, Sua salvação é universal e continua operante durante o desenrolar da história humana: “A porta da misericórdia de Deus está sempre aberta de par em par para todos! Deus não faz diferença, mas acolhe sempre a todos, sem distinção. E a salvação que ele nos dá é um fluxo incessante de misericórdia que derruba todas as barreiras e abre surpreendentes perspectivas de luz e de paz” (Papa Francisco).
Leia mais

Na missão da Igreja no mundo, contamos com os ensinamentos dos catequistas. Este são os grandes pedagogos da fé na vida da comunidade paroquial. Ensinam nossas crianças e jovens com bastante dedicação e têm a missão de, acima de tudo, ensinar a amizade com o Senhor. Sim, eles ensinam o Evangelho que outra coisa não é senão, a oportunidade de estreitar os laços de amizade com Aquele que nos espera no céu. Muito fazemos para obter o melhor desenvolvimento catequético, e devemos esforça-nos por este, mas o mais importante é dar às nossas crianças o coração do Evangelho: a Misericórdia de Deus. Com os nossos catequistas, esforcemo-nos em ajudar os pequeninos a conhecer o caminho de Jesus, isto é, o caminho da Misericórdia de Deus que passa pelas virtudes e pelo sacrifico de si.
(Parabaonline)
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário