Campus Cuité foi inaugurado dia 1 de setembro de 2006.
Parabéns.
Parabéns.
O Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) celebra nesta terça-feira, dia 1º, seus nove anos de fundação. Criado em 1º de setembro de 2006, o centro beneficia estudantes do Curimataú e Seridó da Paraíba e Trairí do Rio Grande do Norte, contribuindo para o desenvolvimento dessas regiões.
O diretor do CES, Ramilton Marinho, ressalta as transformações advindas com a criação do campus, a inclusão no ensino superior e a melhoria qualitativa das comunidades atendidas pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFCG.
“O CES transformou expectativas, representações sociais e a cultura local; além de contribuir para dinamização da economia, agindo como indutor de transformações e desenvolvimento regional. De forma mais subjetiva, podemos dizer que ajudou a transformar, também, sonhos em realidade”, declarou.
Atualmente, o campus de Cuité atende a cerca de 1800 alunos, com uma equipe formada de, aproximadamente, 130 docentes, 40 servidores técnico-administrativos e mais de 100 colaboradores terceirizados.
História
Diretor do CES-UFCG Marcio Canielo, prefeito de Cuité Dr. Medeiros e o Reitor Tompsom, no dia da inauguração da UFGCG, campus Cuité, em 1 de setembro de 2006. Foto registrada pelo professor Rafael Rodrigues.
A solenidade de inauguração foi conduzida pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz e pelo então diretor do CES, Márcio Caniello, e teve seu auge com a aula magna de abertura do semestre letivo 2006.2, proferida pelo ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFCG) Lynaldo Cavalcanti, responsável pelo início do processo de interiorização do ensino superior na Paraíba.
A solenidade de inauguração foi conduzida pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz e pelo então diretor do CES, Márcio Caniello, e teve seu auge com a aula magna de abertura do semestre letivo 2006.2, proferida pelo ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFCG) Lynaldo Cavalcanti, responsável pelo início do processo de interiorização do ensino superior na Paraíba.
O campus possui uma área de 86 hectares (incluindo o Horto Florestal e a Residência Universitária) e concentra suas instalações na antiga Escola Técnica Agrícola Raimundo Asfora (ETAC). Na época, a escola fora doada pelo município à UFCG durante a Gestão do prefeito Antônio Medeiros Dantas, a qual passou por ampla reforma em sua estrutura para consolidação e exercício pleno das atividades do CES.
O Centro de Educação e Saúde é constituído, atualmente, pelas Unidades Acadêmicas de Enfermagem (UAENFE), Saúde (UAS), além das recém-criadas UABQ – Unidade Acadêmica de Biologia e Química e UAFM - Unidade Acadêmica de Física e Matemática, oferecendo 3 cursos de bacharelado: Enfermagem, Farmácia e Nutrição; 4 licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química; além da Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia.
Hoje, o campus conta com 2 blocos de aulas, auditórios, ambiente para professores, Biblioteca, Farmácia-Escola, Centro de Vivência, diversos Laboratórios, Restaurante Universitário, Ginásio Poliesportivo, complexo esportivo (em fase de implantação) entre outros espaços. Ainda em fase de expansão, a Prefeitura Setorial do CES está construindo um novo prédio que irá abrigar o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) e novo ambiente para professores.
Também faz parte do CES, o Museu do Homem do Curimataú (antigo Cuité Clube) – localizado no Centro de Cuité. Este espaço preserva a história da região e é palco de diversos eventos culturais da cidade a exemplo de palestras, apresentações de cantadores de viola, lançamentos de livros, apresentações teatrais, etc.
Prof. Rafael da UFCG, Cajazeiras participou da inauguração do CES-UFCG, em 1-9-2006. Depois ele foi transferido para o CES, em maio de 2007.Professor Wilson aprovado no 1o. concurso para prof. de Física. Atualmente ele está trabalhando no Crato-CE
Blog rafaelrag com Portal CES
Nenhum comentário:
Postar um comentário