Na quinta-feira, 03 de setembro, foi comemorado 36 anos de regulamentação da profissão do Biólogo. Este profissional pode atuar nas áreas de educação com ênfase no ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica e Superior, bem como atua nos serviços aplicados nas áreas do conhecimento biológico: Saúde, Meio Ambiente e Biotecnologia.
O mercado de trabalho para quem se forma em Ciências Biológicas está relacionado ao tipo de curso.Quem faz Licenciatura encontra oportunidades de emprego nos ensinos fundamental e médio, ministrando aulas de Biologia. Pode também atuar na revisão de material pedagógico desta disciplina. A empregabilidade de quem faz licenciatura em geral é alta. De acordo com relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 2013, a área de Educação e Formação de Professores apresenta uma taxa de ocupação de 94,13%.
Com muitas possibilidades de atuação, o mercado de trabalho para biólogos é considerado favorável, sendo fundamental o investimento na Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) e atualização constante. A área ambiental está em alta e a tendência é de que continue crescendo, com novas oportunidades para os biólogos.
Entre as áreas mais promissoras da Biologia para os próximos anos, os especialistas apostam em:
- Aquicultura;
- Biodegradação;
- Biologia Vegetal;
- Biorremediação;
- Bioinformática;
- Biologia Molecular;
- Biologia Marinha;
- Genética;
- Gestão de Resíduos;
- Gestão Ambiental;
- Microbiologia, entre outras.
Todos os anos, cerca de 5 mil novos profissionais se formam nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e, segundo o Conselho Federal de Biologia (CFBio) há 80 mil biólogos registrados na entidade (dados de 2014).
Parabéns BIÓLOGO, mais que uma profissão, uma opção de vida!
Coordenação do curso de Licenciatura
em Ciências Biológicas do CES/UFCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário