segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Trabalhador morre ao cair de uma altura de 10 metros de prédio em construção na Capital

Empresa diz que erro pode ter sido causado pelo trabalhador; Crea afirma que não havia irregularidades


Caso foi registrado na 3ª DD
Um servente de pedreiro de 35 anos morreu ao cair de uma altura de 10 metros de um prédio em construção, no bairro do Miramar, em João Pessoa. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O acidente de trabalho aconteceu na manhã desta segunda-feira (9 DE FEVEREIRO) e a empresa responsável pela obra disse que está prestando assistência à família da vítima.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, o homem – ainda não identificado – estava trabalhando dentro de um equipamento chamado de ‘gaiola’ quando o aparelho apresentou defeito e despencou.
Uma unidade do Samu foi chamada ao local, mas o socorro médico constatou o óbito. O Portal Correio entrou em contato com a 3ª Delegacia Distrital, onde o caso foi notificado, mas o pessoal estava se deslocando para a construção e não tinha detalhes do acidente.
A empresa responsável pela obra disse por meio de nota que  o Ministério Público e a polícia estão apurando os fatos. Segundo a gerência administrativa da empresa, o trabalhador estava com todos os equipamentos de proteção individual de segurança (capacete, cinto...).

De acordo com a nota, ele estava fazendo a manutenção de bandejas, que é na área externa do prédio, e caiu de uma altura de 10 metros. O motivo da queda, conforme divulgado pela empresa, foi o cinto que não estaria afivelado num ponto de fixação. O cinto tem uma corda que precisa ser manuseada a cada vez que o operário se locomove e tem pontos de ancoragem para fixá-lo. Ele pode ter se esquecido de prender o cinto, disse a empresa.

A gerência finalizou afirmando que sempre orientou sobre o uso de equipamentos de segurança e adverte formalmente os funcionários que em algum momento não os usam.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba informou por meio de nota, no fim da tarde desta segunda (9), que a empresa empresa responsável pela obra está totalmente regularizada junto ao Crea-PB, inclusive, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que é um instrumento através do qual o profissional registra as atividades técnicas solicitadas através de contratos (escritos ou verbais) para o qual o mesmo foi contratado. 

Neste caso, a ART que trata da segurança do trabalho estava dentro das exigências necessárias para garantir a segurança coletiva e individual de todos os funcionários.

BLOG RAFAELRAG COM O PORTAL CORREIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário