domingo, 8 de fevereiro de 2015

CARNAVAL 2015. Fiscais multam 74 mijões durante os desfiles de blocos no sábado, 7 de fevereiro

No Céu na Terra, público reclama da falta de banheiros e acaba urinando em local proibido

Homem faz xixi em frente a prédio no Leblon - Paulo Roberto Junior

RIO - O bloco da fiscalização saiu às ruas neste sábado para ficar de olho em quem faz xixi e joga lixo nas ruas. Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municiais, flagraram 74 mijões, sendo 11 mulheres, que urinavam em área pública. Todos foram multados em R$ 170 pelas equipes do Lixo Zero, que deram apoio à operação.

Apesar da proibição, pela manhã os foliões apertados urinaram ao ar livre durante os desfiles do Céu na Terra, em Santa Teresa, e do Imaginou? Agora Amassa, no Leblon. Na Zona Sul, a Guarda Municipal informou que foram destacadas 26 equipes da operação Lixo Zero para coibir os porcalhões, e pelo menos uma multa foi aplicada. Em Santa Teresa, a equipe do GLOBO não chegou a encontrar agentes em ação, mas muitas pessoas urinando em local proibido e reclamando da falta de banheiros químicos.

Mesmo com fiscais nas ruas do Leblon, não era difícil encontrar pessoas fazendo xixi em frente a prédios na Rua José Linhares. Questionados pela reportagem, os foliões disseram que não tinham encontrado banheiros químicos. No entanto, havia local apropriado para urinar ao lado da área onde foram flagrados.

A prefeitrua havia divulgado que, para o Céu na Terra, eram cem banheiros químicos. Alex Martins, da Riotur, disse que as ruas do bairro são muito estreitas, o que impossibilita a instalação de banheiros no trajeto. Segundo ele, havia unidades em ruas adjacentes, e sinalização indicando a localização. Ele alega que as pessoas ficam com vontade de fazer xixi e querem se aliviar na hora, não se programam para o desfile.
Foliã é multada por uma equipe da operação Lixo Zero ao jogar lixo no chão, no Leblon - Paulo Roberto Junior

Flagrado pela reportagem fazendo xixi na rua, em Santa Teresa, um turista português que não quis se identificar reclamou da falta de local apropriado para urinar:

— Eu sei que estou errado, mas não encontrei banheiros durante todo o percurso, apenas no início do bloco. Acho os blocos do Rio muito organizados, mas pecam na estrutura de banheiro. A distância entre eles é muito grande.

Envie fotos e vídeos sobre a folia por meio do WhatsApp: 99525-5157

Segundo a Comlurb, que coordena a opeção em parceria com a Secretaria municipal de Ordem pública (Seop), dez agentes atuaram na dispersão do Céu na Terra. Ao todo, 232 equipes, com dois agentes em cada uma, foram escaladas para os 105 grupos que desfilam neste sábado e domingo no Rio.

O folião que for flagrado urinando na rua vai receber multa imediata no valor de R$ 170,00, de acordo com a Lei da Limpeza Urbana, e será encaminhado para a delegacia. O registro poderá ser feito por ato obsceno ou atentado ao pudor. Até 12h30m, dois foliões foram multados - um no Leblon e outro em Santa Teresa - por urinarem na rua, segundo a Comlurb. Eles não foram levados para a delegacia por terem concordado com a multa.

Blog rafaelrag com o globo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário