sábado, 30 de agosto de 2014

REIVINDICAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO EM ASFALTO DA ESTRADA QUE LIGA O QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS A CIDADE DE ALAGOA GRANDE EM REUNIÃO DO ODE

As Cirandeiras do quilombola Caiana dos Crioulos de 

Alagoa Grande fizeram bonito em Esperança, no ODE 2013.
Elas se apresentarão hoje em Alagoa Grande, dentro da programação do caminhos do Frio.

Dos políticos de Alagoa Grande, participou somente o prefeito Bôda. Por que?  O professor Rafael tem realizado vários projetos em prol do desenvolvimento da educação, cultura, esporte e lazer. Agora ele é candidato a deputado estadual, sendo eleito será mais um político atuante pelo progresso de Alagoa Grande.


                Luciana com sua mãe Cida de Caiana e o professor Rafael
                        Prefeito Bôda na audiência do ODE, em Esperança

Resumo da fala de Cida de Caiana dos Crioulos: boa noite a todos, seu governador as cirandeiras vem aqui todos os anos e nunca recebeu um apoio, a gente precisa muito de ajuda para o grupo melhorar as condições de nossa cultura. Outra dificuldade é a falta de estrada com asfalto de Alagoa Grande até Massaranduba, Seu governador agradeço pela melhoria feita no ano passado na estrada do quilombola que leva até Alagoa Grande, mas queremos a estrada asfaltada de Alagoa Grande até Massaranduba, que outros políticos prometeram e não fizeram. Cida, encerrou a sua participação pedindo a construção de mais de cem cisternas, um Curso de Libras para a comunidade e cedeu um minuto para o professor Rafael. 

O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité)  iniciou dizendo. Agradecemos primeiramente a Deus e depois ao governador Ricardo Coutinho pela construção da barragem de Pitombeiras, que tornou um sonho uma realidade e servirá para abastecer a população de Alagoa Grande. A CAGEPA precisa de uma reforma para garantir o abastecimento para todos. A minha área é a Educação e o que vou falar serve para todas as escolas estaduais: vamos colocar os laboratórios de ciências e informática para funcionar, construir pelo menos um ginásio de esporte por município para atender as escolas estaduais. Encerrando a minha participação gostaria de parabenizar a todos presente e registrar a presença do prefeito Bôda de Alagoa Grande.
 
 Haroldo representante do ODE 2013 em Alagoa Grande

As pessoas que compareceram escreveram 3 prioridades, na ordem decrescente, sendo selecionadas as seguintes na audiência do Orçamento Democrático Estadual 2013 (ODE): investimentos nas áreas de abastecimento d’água, estradas e saúde. A audiência do ODE foi realizada na sexta-feira (26 de abril de 2013), no ginásio poliesportivo “O Vovozão” de Esperança-PB, à noite.

A 3ª Região Geoadministrativa é a maior em número de municípios, 39, ao todo e, por isso, teve as audiências regionais subdivididas em dois momentos. A primeira realizada em Esperança, com a participação da população de 16 cidades: Alagoa Nova, Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Boa Vista, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Remígio e São Sebastião da Lagoa de Roça. A segunda vai ser realizada em Campina Grande.

Das 38 pessoas participantes de Alagoa Grande no ODE 2013, na sexta-feira, 26 de abril, em Esperança, 30 foram componentes e acompanhantes das Cirandeiras de Caiana dos Crioulos, comandadas por Cida, presidente da associação do quilombola de Caiana dos Crioulos, que viajaram no ônibus de Deca. Os outros participantes foram coordenados por Haroldo da Vila São João, representante da ODE daquele município. Da Vila São participaram Toinho da pizzaria, Ulisses, Haroldo, Deca e esposa. O prefeito Bôda participou desde o início e no final teve uma conversa com o governador. Toinho da pizzaria da Vila São João recebeu um checão do governo do estado no valor de dez mil reais pelo seu trabalho empreendedor e falou que vai fazer uma reforma em seu estabelecimento.

As Cirandeiras de Caiana dos Crioulos dançaram e cantaram, fazendo uma bela apresentação, sob o comando de Cida e sua filha Luciana e foram muito aplaudidas por todos presentes.

Apesar da divulgação da ODE na rádio comunitária, nas ruas e nas escolas, na cidade de Alagoa Grande, somente o professor Rafael Rodrigues e o prefeito Bôda se interessaram em participar do encontro em Esperança, realizado no último dia 26, às 20h. Faltou divulgação e participação dos vereadores, poucos professores e secretários municipais participaram do debate das prioridades nas reuniões preparatórias.

A professora Marilene Sobral, participou da reunião preparatória da ODE, fez 3 propostas, mas não pode comparecer em Esperança: melhor distribuição da água da CGEPA, adquirir um edifício próprio para a Escola Estadual PHB de Alagoa Grande e a criação de um centro de convivência do idoso, contemplando saúde, lazer e a socialização.

CIDA DANÇOU, CANTOU E REIVINDICOU MAIS UMA VEZ A PAVIMENTAÇÃO EM ASFALTO DA ESTRADA DE ALAGOA GRANDE A MASSARANDUBA VIA O QUILOMBOLA: ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA

Quando o ônibus que estavam Haroldo e o professor Rafael chegou já tinha sido feito as inscrições de quem gostaria de falar na ODE de Esperança. Cida, chegou cedo, fez a sua inscrição para falar e ofereceu um minuto de sua fala para o professor Rafael.

No final da audiência em Esperança, o governador registrou os investimentos em Alagoa Grande, construção da barragem de Pitombeiras, reforma no hospital municipal, construção de 3 escolas de ensino fundamental (nas comunidades da Usina Tanques, Vila São João e Sapé de Julião) e anunciou a construção de 45 cisternas no quilombola Caiana dos Crioulos e pediu para o grupo de Alagoa Grande conversar com Cida Ramos responsável pela assistência social do estado.

Participaram da conversa Haroldo, professor Rafael e Cida de Caiana dos Crioulos e ficaram de apresentar as reivindicações para Cida Ramos, secretária de estado de desenvolvimento humano, em João Pessoa. Haroldo pediu pela construção de casas para o morro da Macaíba, o professor Rafael lembrou de algumas casas em áreas de risco na entrada de Alagoa Grande. De Cida para Cida ficou combinado para ser iniciado o mais rápido possível a construção de 45 cisternas, melhorar o apoio na cultura das cirandeiras e assistência na saúde de Caiana dos Crioulos.

http://2.bp.blogspot.com/-Fjwu776MsaM/UXwJNWGiElI/AAAAAAAAO6o/9K70CR1vnl4/s1600/DSC01863.JPG
                                                 Governador Ricardo


                                    Professor Rafael e Bruno, gerente regional do ODE.
                                      Professor Rafael deixou as propostas escritas
















                               Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário