domingo, 18 de dezembro de 2011

BALANÇO PRELIMINAR DA COPERVE DO PRIMEIRO DIA DE PROVAS DA SEGUNDA FASE DO PSS-2012.

ufpbA Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) divulgou no início da tarde deste domingo (18) um balanço preliminar do primeiro dia de provas da segunda fase do Processo Seletivo Seriado 2012 (PSS-2012) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De acordo com o professor João Lins, presidente da Comissão, dos 31.663 candidatos 2.937 faltaram às provas e onze foram eliminados por uso do celular, sendo dez candidatos em João Pessoa e um em Rio Tinto. “Estamos esperando receber o resultado das outras cidades onde as provas foram realizadas”, disse o professor.
As provas foram aplicadas hoje e terão continuidade amanhã em oito cidades da Paraíba e os candidatos concorrem a 6.240 vagas da instituição. Inicialmente, 42.560 estavam inscritos, mas 5.577 foram eliminados por falta na primeira fase e 118 por usarem aparelhos de telefone celular durante o processo. Ainda foram desclassificados 194 por nota zero e 5.008 por não terem atingido um desempenho mínimo de 15% do total de pontos em uma das áreas de conhecimento à qual se submeteram.
os portões são abertos às 7h30 e fechados às 8h. O candidato deve levar um documento de identificação, caneta preta ou azul, lápis e borracha. É proibido a entrada de candidato no local de prova com celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico.
Hoje foram aplicadas provas de língua portuguesa, literatura brasileira, língua inglesa, francesa ou espanhola e redação, referentes ao 3º ano do Ensino Médio. Amanhã (19), as provas aplicadas são de matemática, física, química, biologia, história geral e do Brasil e geografia geral e do Brasil, também do 3º ano.
As provas são aplicadas em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Bananeiras, Areia, Mamanguape, Rio Tinto e Sousa. Mais informações podem ser obtidas no site da Coperve. Conforme o calendário da Coperve, a classificação final será divulgada em 25 de janeiro de 2012.

Mudança no trânsito

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) reforçou o número de ônibus das 11 linhas que atendem os locais de realização das provas do Processo Seletivo Seriado (PSS). No domingo, haverá reforço das 6h às 7h30 nas seguintes linhas:
301 – Mangabeira
303 – Mangabeira
304 – Castelo Branco
517 – Castelo Branco/Epitácio
601 – Bessa
104 – Bairro das Indústrias
701 – Alto do Mateus
1502 – Geisel/Alto do Mateus/Epitácio
5120 – Valentina/Epitácio
501 – Colinas do Sul
401 – Altiplano
Na segunda-feira, o reforço nas linhas deverá ser avaliado pela supervisão de fiscalização de transportes que estará nos terminais de bairro. Sendo necessário, será solicitado à empresa que disponibilize veículos extras para atender à demanda.
A diretoria de Trânsito da STTrans ainda garantiu que vai disponibilizar agentes motociclistas para monitorar os acessos aos principais locais de provas do PSS e reduzir os transtornos causados ao trânsito em função da concentração de veículos que se dirigem aos mesmos destinos e no mesmo horário.
O superintendente da STTrans, Nilton Pereira, recomenda que as pessoas optem por sair de casa para os locais de prova o mais cedo possível e evitem os corredores principais, buscando rotas alternativas para chegar ao local de prova.

Concorrência

O curso mais disputado é o de Medicina, oferecido no campus de João Pessoa. Foram 4.788 inscritos para 67 vagas, totalizando 71,5 candidatos por vaga. Engenharia Civil está em segundo lugar entre os mais procurados, com concorrência de 26,1. Em seguida vem Nutrição (23,8), Arquitetura e Urbanismo (21,9), Odontologia (21,1) e Direito (20,4), todos em João Pessoa. A concorrência do PSS-2012 foi divulgada no dia 20 de novembro.
O curso menos procurado foi o bacharelado em Matemática Computacional com 0,9 candidato por vaga. O curso de Letras Clássicas (Grego e Latim) teve concorrência de 1,0 por vaga. A licenciatura em Francês para o turno da manhã no campus de João Pessoa teve concorrência de 1,1. Física (1,8) e Tecnologia de Alimentos (2,3) também estão na lista dos menos disputados.
Das vagas ofertadas, 70% (4.368) são destinadas à concorrência geral e 30% (1.872) são reservadas a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio e pelo menos três anos do ensino fundamental em escola da rede pública.

Paulo Cosme

Paraíba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário