terça-feira, 10 de julho de 2018

Colóquio sobre SUSY em mecânica quântica e Novos e Potenciais Solúveis Exatamente na UFCG, campus Cuité, acontece amanhã, 11

SUSY em mecânica quântica e Novos e Potenciais Solúveis Exatamente

Palestrante: Rafael de Lima Rodrigues

(UFCG, campus Cuité-PB)

Local: auditório do CES em Cuité

Dia: 11 de Julho de 2018 Hora: 16h

Em teoria de campos a supersimetria (SUSY) é uma transformação que relaciona as partículas bosônicas e fermiônicas em um único multipleto. Em mecânica ela relaciona os estados quânticos que descreve as partículas elementares, devido a analogia com a álgebra SUSY em teoria de campos dizemos que existe uma supersimetria em mecânica quântica.

Apresentaremos um introdução sobre SUSY, divido em duas partes, abordando os aspectos teóricos da mecânica quântica supersimétrica, sem levar em consideração a relatividade de Einstein. Na primeira parte, mostraremos a eficácia da técnica algébrica da SUSY para resolver a equação de Schrödinger, que governa a mecânica quântica não-relativística. Na segunda parte, analisaremos como construir um novo potencial isoespectral via duas transformações SUSY sucessivas, ampliando a classe de potenciais exatamente solúveis em mecânica quântica. 


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário