quarta-feira, 25 de julho de 2018

Ações em Benefício das estudantes Quilombolas de Caiana dos Crioulos, neste dia internacional da mulher Negra

Hoje, 25 de julho, é o dia internacional da mulher Negra.  Parabéns a todas as mulheres negras.


Registramos que são raras as políticas públicas que chegam nas comunidades quilombolas.  As vezes existem, mas não tem divulgação. Há 3 anos o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) ficou sabendo e est divulgando a bolsa de estudos quilombolas para quem concluir o ensino médio e ingressar no ensino superior,  em instituições federais. O valor da bolsa quilombola é de R$ 900.  

O professor Rafael organizou um reforço de física, matemática e redação. Ainda não teve nenhum apoio da secretaria de educação do estado d Paraíba, apesar dele já ter comunicado ao governador Ricardo Coutinho e seu secretário de educação do estado Aléssio Trindade e sua secretária de desenvolvimento humano Cida Ramos. Há necessidade de aumentar a equipe do reforço com professores de outras disciplinas.  

Recentemente, em uma sexta-feira,  o professor Rafael Rodrigues esteve na sala de aula do professor de Ciência Leonardo da escola quilombola Firmo Santino no quilombo  Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande, um dos maiores da Paraíba com 127 famílias,  para tirar dúvidas dele e dos estudantes sobre os conteúdos de Física. 



À tarde, ele acompanhou também o treino do time de futebol feminino das jovens quilombolas de Caiana dos Crioulos no belo ginásio de esporte entregue esse ano para a comunidade. A equipe está precisando de um padrão de camisa, bola, tênis, etc. Elas estavam jogando na quadra descalça, mesmo assim, jogaram com muita garra e habilidade. As jovens quilombolas jogam muito bem. Elas estudam pela manhã no ensino médio da escola estadual PHB de Alagoa Grande e estão treinando duas vezes por semana, à tarde.
Reivindicamos das autoridades para  ajudar as estudantes quilombolas, que sofre com o racismo e estão precisando de ajuda para organizar sua equipe de futebol feminino. A principal reivindicação da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos é a pavimentação em asfalto do acesso de 14km da  estrada quilombola ao centro da cidade de Alagoa Grande.  
Leia maias


                                             Escola quilombola do ensino fundamental.



















                                                          Diretora adjunta Marinélia

Blog rafaelrag


Nenhum comentário:

Postar um comentário