quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DIZ QUE LUGAR DE ESTUDANTE É NA ESCOLA


A secretária de educação do estado da Paraíba, Márcia Lucena, está surpresa com a informação de que os estudantes estão sendo liberados das escolas estaduais porque o professor faltou. Em conversa hoje, com o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), um dos organizadores das olimpíadas de Física para estudantes da Paraíba, ela destacou que a responsabilidade é da gestora da escola. Se o professor faltou sem justificativa, a diretora da escola  deve fazer a gestão funcionar e encaminhar as faltas dele para a secretaria de educação.

Muitas vezes as escolas não executam os projetos pedagógicos, deixando nas gavetas. Há quase uma década, discutimos esta questão, em um curso de capacitação de Física,  para os docentes da rede estadual, em 2007. Realmente, é muito difícil gerenciar uma escola com 1.600 estudantes, como a EEEFM Padre Hildon Bandeira (PHB) de Alagoa Grande  sem um planejamento pedagógico prévio. 

Uma atividade para preencher o horário vago dos estudantes é o jogo de xadrez, cuja prática está sendo desenvolvida pela professora de sociologia, Marilene Sobral, na escola estadual PHB de Alagoa Grande.    Obviamente há outras atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes, estudar na biblioteca, esporte na quadra, oficinas culturais, etc. É lamentável ver muitos estudantes adolescentes da zona Rural, saindo da escola por falta de professor e ficando exposto nas ruas esperando o horário do transporte de retorno para casa. Afirmou o professor Rafael Rodrigues.

A professora Diana, diretora da escola estadual PHB de Alagoa Grande, informou hoje por telefone que a escola ficou sem professor de inglês por dois meses, porque a sua solicitação da contratação temporária de um docente para cobrir a licença do titular, não foi atendida pela terceira regional de ensino. Ela acrescentou que muitos docentes estão faltando também porque quem trabalhou  nas eleições obteve 5 dias de licença dadas pelo Juiz.

A foto acima foi registrada, em 19 de julho de 2014,  na apresentação dos mais de 400 docentes, se qualificando em um curso de especialização ofertado pela primeira vez por um governo do estado da Paraíba, para ver a matéria completa clique em 
 http://rafaelrag.blogspot.com.br/2014/07/curso-de-especializacao-contempla.html


Veja o Link com a postagem completa sobre a audiência pública de segurança, onde o professor Rafael registrou na casa legislativa de Alagoa Grande sobre
roubo e a falta de atividades no colégio PHB, para suprir as faltas de docentes. A quem interessar clique em,



Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário