quinta-feira, 12 de junho de 2014

DISCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS EM BUSCA DE MAIS APOIO PARA A EDUCAÇÃO DE ALAGOA GRANDE

GUARABIRA GANHOU 3 CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DA UFPB: medicina, odontologia e Nutrição. Por que os políticos de Alagoa Grande não se interessaram em trazer pelo menos o curso de Nutrição? O coordenador de Planejamento da UFPB é Marcelo Sobral, irmão de Jorge da panificadora Cearense de Alagoa Grande.

Lula Paó (em memória), professor Rafael e o professor  Kristoferson (Son), graduado em matemática, pela UFPB, polo Campina Grande,  estiveram também no gabinete do professor Dr. Marcelo Sobral, conheceram o  seu interesse em poder colaborar. Fica a pergunta qual foi o político que procurou o professor Marcelo, para buscar apoio na ideia de consolidar os cursos da UFPB em Alagoa Grande? Veja como foi a visita, a quem interessar clique em

Existem respostas para tais questionamentos?
- por que nós (ainda) estamos de fora (mesmo sendo maiores que tantas outras cidades)?
Clique em mais informações, para ver os depoimentos da professora Mônica e outros conterrâneos.


Existem respostas para tais questionamentos?
- porque nós (ainda) estamos de fora (mesmo sendo maiores que tantas outras cidades)?
  • Miriam Rosa Isso nos deixa triste... Pq será? Acorda povo!
  • Marcelo Felix Lopes Enquanto isso, Patos e outras cidades tão "bem servidas", né amiga Miriam Rosa?
  • Bel Tutora Nesse caso especificamente, está questionando-se a presença de um campus não é Marcelo Felix Lopes? Pergunto porque possuímos um Polo de Apoio Presencial da UFPB que oferta nove cursos desta instituição na modalidade à distância, que dá ao aluno concluinte o mesmo certificado de qualquer outro aluno da UFPB da modalidade presencial! Não me refiro a você, que contribui e luta efetivamente por melhorias em nossa cidade mas, a grande maioria dos nossos conterraneos não faz ideia da riqueza que possuímos aqui, com cursos superiores de uma instituição gabaritada, preferindo expremerce dentro de um ônibus indo à Campina ou Guarabira, comprometendo suas rendas até em instituições não reconhecidas pelo MEC. NÃO DÁ PARA ENTENDER!
  • Marcelo Felix Lopes Correto Bel Tutora
    E a minha ideia é exatamente essa: TRAZER AO DEBATE A NOSSA UNIVERSIDADE.
    Em outra postagem, comentei que "não citei de propósito", apenas para ver o quanto a nossa instituição seria lembrada.
    Precisamos "aprender a valorizá-la" e mais ainda, precisamos SABER QUE TEMOS e assim, lutar por melhorias para a mesma.
  • Wallace Melo ate Sumé esta ai,uma cidade como essa esta e Alagoa Grande não esta e fogo mesmo viu..!!
  • Nazareno Felix Pra que universidade se as 2 famílias que mandam na cidade há mais de 30 anos não precisam disso? Aliás, quanto menos educação o povo tiver, pra eles, tanto melhor!
  • Wallace Melo Bom pode ate ser certo mais precisamos sim de uma boa universidade,,para poucos pode ate ser assim ,mais para muitos q querem um futuro bom seria ótimo uma boa universidade em alagoa grande,e vai trazer muitos beneficies para cidade...!!
  • Wallace Melo Eu que sou alagoa-grandense queria muito uma boa universidade é hoje moro em Sumé um polo universitário e vejo como a cidade cresce cada dia,ate shopping estão construindo...
  • Marcelo Felix Lopes O colega Nazareno Felix foi "irônico", viu Wallace Melo? rsrsrs
    Imagina o SALTO qualitativo que daríamos com tal conquista.
    Todos ganharíamos:
    - nossos filhos, que poderiam estudar "em casa";
    - a cidade, com a chegada de uma nova fonte de renda;
    - o comércio;
    - os restaurantes, pousadas, proprietário de imóveis;
    - livrarias, papelarias;
    - taxistas e moto-taxistas; e por aí vai...
  • Wallace Melo É Marcelo Felix Lopes, o meu medo maior é que se houvesse uma universidade criada pela gestão anterior, eu fico na duvida se os gestores subsequentes fecharia como fizeram com o nosso TG. Será que isto acontecia? Fica a duvida para todos(as)
  • Wallace Melo é outra Sumé tem uma UFPB e não uma IFPB..!!!
  • Marcelo Felix Lopes Isso mesmo, Wallace Melo. O IFPB é em Monteiro.
  • Nazareno Felix Marcelo, vc tem conhecimento sobre como é feita a divulgação da UAB aqui em Alagoa Grande? Eu mesmo só soube da abertura do curso de Licenciatura em Computação a Distância - UFPB Virtual emAlagoa Grande, porque estava cursando em João Pessoa...
  • Marcelo Felix Lopes Sinceramente, não sei, Nazareno Felix.
    Acho inclusive, ser esse um ponto a ser melhorado na UAB/UFPB de nossa cidade.
    Talvez a nossa amiga Bel Tutora possa esclarecer melhor.
  • Wallace Melo Mas torço que um dia Alagoa grande Cresça como toda cidade, é não ande para trás como caranguejo..!!!
  • Marcelo Felix Lopes Vamos à luta, então.
    Eu acredito que nossa cidade pode ser bem mais que apenas "casas construídas e trânsito caótico".
  • Bel Tutora Amigo Marcelo Felix Lopes, é difícil esclarecer pontos de questionamento como esses por sabermos que em Alagoa Grande as coisas sempre se distorcem e desaguam na politicagem... me resguardo em dizer que o Polo Uab AlagoaGrande, divulga suas atividades na proporção que consegue ao caminhar por si! Todos que fazem parte daquela estrutura procuram divulgá-la, mas sozinhos, tornamos-nos insuficientes. A divulgação mais eficiente e abrangente que possuímos é a da própria UFPB, em seus sites e páginas da Internet.
  • Marcelo Felix Lopes Entendi, Bel
    A sua boa vontade em responder já é um alento.
    Sei que essas instituições (mesmo as com maiores estruturas) tem problemas com a parte de comunicação.
    Obrigado pelo informe.
  • Patrícia Oliveira Bullón Eu queria uma represetante como Monica Cavalcante
  • Monica Cavalcante Eu posso responder Marcelo Felix Lopes, porque ao contrário do que muita gente pensa, já corremos atrás, e muito de um Pólo Universitário para o município. A desculpa é a mesma, sempre: estamos no centro de um Pólo, assim dizem... Temos Areia a 20 minutos, Guarabira a 30 minutos e Campina Grande a 60 minutos e portanto, não somos prioritários nesse sentido... (infelizmente é essa a visão dos que decidem onde deve se construir Universidades). Várias vezes argumentei, utilizando inclusive exemplos como Lagoa Seca- Campina Grande, mas aí vem a história da demanda... Continuaremos buscando, mas independe de nossa vontade pois nesse caso o poder de decisão não é nosso. Agora mesmo a batalha está sendo por um polo para cursos profissionalizantes... Espero que consigamos... Vamos torcer...
  • Marcelo Felix Lopes Importante informação, nobre Secretária (e como é importante a sua informação).
    Mesmo com essa proximidade de outros polos, ainda assim devemos LUTAR para conseguirmos algo que seja verdadeiramente, DO TAMANHO DE NOSSA CIDADE.

    Vejamos alguns dados (cidades proximas e com pólos):
    - Cuité <> Picuí = 30 km
    - Sumé <> Monteiro = 30 km
    - Lagoa Seca <> Areia = 40 km 

    Isso mostra que podemos sim, batalhar por uma instituição em Alagoa Grande, como a sra. informa estar sendo feito.
    Desejo BOA SORTE aos que estão a frente desse pleito.
    Meu cordial e fraterno abraço.
  • Monica Cavalcante Frizando melhor, segundo as informações dos órgãos competentes, a instalação de uma universidade não depende do numero de habitantes do municipio, mas da demanda que o municipio pode absorver... Por isso a prioridade, segundo eles, é a escolha de municipios distantes, que "abarquem" uma demanda considerável de outros municipios... Foi assim na escolha dos municipios pólo que receberiam o status de multiplicadores no projeto Educar na Diversidade. Monteiro por exemplo foi escolhido por ter possibilidade de "abarcar" 21 outros municipios que comporiam o polo. Isto já vem definido! Não somos nós, aqui na ponta, que decidimos... Até batalhamos, e não podemos desistir nunca, mas a coisa funciona dessa forma.
  • Monica Cavalcante Penso como vc Marcelo Felix Lopes, mas como falei, vem a questão da demanda que pode ser absorvida por cada polo (criterio deles). Qual a demanda que seria absorvida por Alagoa Grande (perguntam)... Monteiro, citado por vc absorve 21 municipios... Mas como te falei, ninguem está parado neste sentido... continuamos lutando (inclusive pelo IFPB)... Tomara Deus que consigamos amigo...
  • Monica Cavalcante Obs: lembrando que quando falam em demanda, se referem aos municipios ainda não assistidos ou pouco assistidos... Nosso municipio entra na lista dos que estão assistidos (não na minha lista, mas na lista daqueles que tem o poder de definir...)... Bom, agora terei que sair. Estou em horario de trabalho e só acessei devido o niver de meu amigo Diocélio Nascimento... Mas fico a disposição e aceito ajuda e idéias, inclusive dos professores do IFPB que aqui manifestaram suas ideias... Talvez eles que estão lá, possam contribuir com nossa luta... Obrigado a todos.
  • Antônio Brasguei Alem da educação Montero possui uma UPA que é referencia pro Brasil.
  • Marcelo Felix Lopes Sobre a questão da DEMANDA, eu entendi bem,Monica Cavalcante

    Aliás, eu questionei pessoalmente o REITOR DO IFPB em um programa de rádio e ele me esclareceu alguns pontos, inclusive esse, citado por você.
    Inclusive, ele citou sobre a possibilidade do município apresentar alternativas de cursos, que não seja ofertado nos pólos mais próximos.
    Nesse caso, precisamos de um estudo para identificar algumas "vocações" do nosso município, para assim, incluí-las no projeto.

    Agradeço a sua contribuição e disponibilidade, bem como a dos demais colegas que aqui comentaram.
    - Obrigado a todos e vamos em frente.
  • Monica Cavalcante Obrigado minha querida Patrícia Oliveira Bullón... Saudades de você viu?
  • Monica Cavalcante Ah Marcelo Felix Lopes esqueci de dizer... Vc ficou um charme com esse chapéu viu?! rsrsrs
  • Patrícia Oliveira Bullón Saudades também viu Monica Cavalcante tô chegando esses dias por aí 
  • Monica Cavalcante A princesinha deve vir tb não é? Quero conhecer pessoalmente.
  • Patrícia Oliveira Bullón Com certeza Monica Cavalcante  Levarei ela exclusivamente para conhecer a terra dela 
  • Patrícia Oliveira Bullón Com certeza Monica Cavalcante eu aviso quando tiver indo...pra preparar a festa rsrsrs
  • Rodolfo Pereira Marcelo duas Correções nesse quadro aí é que em Monteiro temos: IFPB e UEPB / Sumé: UFCG. 
  • Joseane Sousa Eu como aluna de licenciatura em Matemática da UFPB virtual do Polo Uab AlagoaGrande venho expôr meu agradecimento por fazer parte dessa família. Temos uma universidade em nossa cidade abrangendo 9 cursos e por ser da modalidade a distância não é muito reconhecido pela maioria da população, e eu me pergunto porque? Estou no sétimo período e como aluna EAD tive que me esforçar muito mais em aprender, e conseguimos. Muitos dos meus colegas se dedicaram para chegar onde estamos, Adriana BarbosaJoelma LimaNeide FerreiraClodomarcio Silva GenuinoJonas JonasVinny ChavesDenise Pimentel, são exemplos de nossa dedicação. Teremos um diploma da UFPB, independente da modalidade de ensino, e com muito orgulho pois sabemos do quanto nos dedicamos. Tenho muito a agradecer, pois está sendo em minha cidade Natal que estou me profissionalizando com muita qualidade. Este curso surgiu na minha vida como um presente mandado por Deus, é nele que estou cursando o que amo, o que gosto sem precisar de me deslocar diariamente, se adequando ao meu dia-a-dia já que para mim uma presencial neste momento seria inviável, mas estou tendo um ensino superior digno da UFPB, sabendo lógico que cursar matemática não é fácil e a distância está sendo uma batalha para mim, mas que estou vencendo, estamos vencendo. Lutar por melhoria sim, mas valorizar o que já possuímos é de extrema importância. Não tenho do que reclamar e sim a agradecer, pois mesmo nas dificuldades temos uma coordenação que dar o respaldo necessário as nossas necessidades como alunado e frequentadores do polo. Deixo apenas minha contribuição por fazer parte,desde do início, de NOSSA universidade.
    10 h · Descurtir · 2
  • Marcelo Felix Lopes Muito bem, Joseane Sousa. O seu depoimento é importante demais nesse debate, pois mostra a visão "de alguém de dentro" desta instituição.
    É como eu disse no quarto comentário: 
    - as vezes é preciso "ignorarmos para sermos lembrados".
    ...Ver mais
  • Rafael Rodrigues Parabéns a todos pela preocupação em desenvolver a educação de nosso município. Onde estão os deputados que foram eleitos com voto do povo de AG? Alô Wallece, recentemente, Sumé, Pombal e Cuité ganharam um campus da UFCG porque os políticos se uniram pelo progresso do município. Enquanto em AG, eles não reivindicam pela melhoria do polo MRS-UAB, construindo um prédio próprio para oferecer uma melhor infrarestrutura, para os estudantes. Qual foi a emenda de bancada dos deputados para o polo MRS? Realmente, o polo precisa de mais apoio. São pequenas pendências, uma biblioteca com mais livros, mais salas de aula, mais microcomputadores, um ônibus, etc. A professora Monica Cavalcantetem feito a parte dela como secretária do prefeito e, por assumir um cargo de confiança, tem coisa que ela não pode falar. Vamos todos juntos participar do nosso programa informativo GEMAG neste domingo, na rádio Piemonte, das 11:30h às 13h. Coincidentemente, essa semana recebi uma boa notícia para o polo MRS, que será anunciada no programa. Devo registrar tb que há uma cidade, próxima de AG, que está ganhando 3 cursos presenciais de graduação da UFPB. No dia da reunião para discutir a vinda de um desses cursos para AG, não compareceu prefeito, nem secretário de educação, por falta de tempo, alegaram.
  • Rafael Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário