sábado, 21 de março de 2020

Reprise. No domigo, 22 de março, é o Dia Internacional da Água, Estudantes e Professores realizaram atividades nas escolas de Alagoa Grande


Reprise

 Vamos relembrar como  foram as entrevistas  dos  professores José Avelar do PHB e Wilson Curi da UFCG. Você poderá participar, pela internet ou pelos telefones, 83-96151111-tim ou 01838699-claro ou 83-993808301.
Gerlane, historiador José Avelar e prof. Wilson Curi da UFCG.

Não deixe que esta fonte seque, preserve.

 
Em homenagem as comemorações alusivas ao dia Internacional da Água, 22 de março, divulgaremos as imagens de um evento realizado por estudantes e professores de Alagoa Grandes.
Há dois anos aconteceu uma grande manifestação em Alagoa Grande, organizadas pelos professores, estudantes do ensino fundamental e médio do colégio estadual PHB. 
O professor e historiador José Avelar comandou o carro de som, alertando a população para a importância de sabermos preservar este bem precioso para a vida. Participaram também o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), os seguintes professores do colégio PHB: José Pereira (Zeca) de Literatura, Charles de matemática, professora Marilene Sobral de Sociologia, diretora adjunta Maria José, professores Josemberto e Marcilio de Física, Hugo de biologia, Marinaldo de ciências, Professoras Eliane de matemática, Taiane, Lêda. os estudantes Romildo, Jacieley, Tatiele, Raiane, entre outras e outros.
Homenagearemos hoje, o saudoso Lula Paó, falecido no ano passado, que foi um dos grandes defensores da lagoa Paó, cartão postal de Alagoa Grande. É inacreditável ver até hoje, a falta de interesse dos poderes públicos, sem um projeto de urbanização, para retirar os esgotos das residências caindo diretamente na lagoa Paó.


O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de Março.
A data tem o objetivo de ajudar a conscientizar a população mundial sobre a importância da água e a sua relação com o ser humano. Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.

ORIGEM DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.
Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
A água faz parte do patrimônio do planeta;
A água é a seiva do nosso planeta;
Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
A utilização da água implica respeito à lei;
A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas.

 Veja mais imagens
https://rafaelrag.blogspot.com/2015/03/hoje-e-o-dia-internacional-da-agua.html#more

Nenhum comentário:

Postar um comentário