segunda-feira, 23 de março de 2020

O Céu de Alagoa Grande ficou Amarelo, nesta segunda, 23

Um espetáculo da Natureza foi visto em Alagoa Grande-PB, nesta segunda- feira, 23 de março, à tarde. O Céu ficou amarelo. Este fenômeno foi registo também na capital do Brasil, Brasília e em outras regiões. 

O céu é azul devido a interação da luz branca do sol quando interage com as moléculas do ar da atmosfera Terrestre, as cores azul, violeta e  anil por terem comprimento de onda maiores do que as outras cores que compõem o sol (amarelo, vermelho, laranja e verde) se dispersam(espalha) mais, sendo  que a côr azul é a que mais se espalha e o céu fica azul e o sol amarelo.  Isso eu costumo explicar para os estudantes da educação básica, principalmente quando estou divulgando a OBA-olimpíada brasileira de Astronomia, que esse ano teve as inscrições prorrogado até o próximo dia 31.

O fenômeno que ocorreu hoje, 23, à tarde, em Alagoa Grande-PB, Brasília-DF e outras regiões do Brasil já aconteceu diversas vezes. O espetáculo da Natureza é devido a cor amarelado do Sol sofrer uma dispersão menor quando ele está nascendo ou se pondo. Em ambas situações, o sol está no horizonte e, portanto, mais distante do observador na Terra, com a luz do sol tendo de percorrer uma distância maior, resultando no céu a côr amarela. Isso ocorre em período de chuvas com raio e trovão.

Veja mais imagens








Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário