quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Faleceu o Professor aposentado da UFAL Uriel Costa



É com grande pesar que o Instituto de Física da UFAL comunica o falecimento, ontem, quarta-feira, dia 30 de janeiro, do Professor Uriel Medeiros de Souza Costa. O Professor Uriel Costa atuou na UFAL no período de 1973 a 1997 quando se aposentou por esta instituição. Prof. Uriel Costa foi um dos principais responsáveis pela criação de grupos de pesquisa em Física na UFAL durante a década de 1980 e na implantação e consolidação do programa de Pós-graduação em Física. Professor Uriel Costa foi coordenador do VIII Encontro de Físicos do Nordeste em 1990 e primeiro coordenador do programa de pós-graduação em Física da UFAL entre 1991 e 1993.

Professor Uriel concluiu mestrado na UNB e doutorado no CBPF, tendo realizado estágios de pós-doutoramento no Service de Physique Theorique em Saclay, França, na Universidade de Colônia, Alemanha e na University of Western Ontario, Canadá. Após sua aposentadoria pela UFAL, foi professor visitante na UFC no período de 1997 a 2002. Desde 2004 atuava como professor da UNEAL.

Professor Uriel Costa publicou mais de 50 artigos em periódicos científicos de circulação internacional, tendo sido pioneiro no estudo da propagação de danos em sistemas físicos. Também assumiu várias posições administrativas em prol do desenvolvimento científico e acadêmico das instituições por onde passou. Sua jovialidade, grande entusiasmo e espírito de solidariedade serviu de exemplo às novas gerações. Todos que foram contagiados por seu sorriso sentirão muitas saudades.

Que Deus ampare à família e amigos neste momento de grande perda.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário