quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Pesquisadores da UFCG desenvolvem plataforma para auxiliar eleitor na sua decisão de voto



Um quizz ajuda a descobrir quais candidatos a deputado federal estão alinhados com o pensamento do eleitor em temas de fundamental importância para o Brasil

Pesquisadores do curso de Sistemas e Computação, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolveram uma plataforma, aVoz Ativa, para auxiliar o eleitor na sua decisão de voto para deputado federal, a partir de temas de fundamental importância para o Brasil.

Na plataforma, o usuário vai responder um quizz com 46 questões, divididas entre cinco eixos temáticos – Meio Ambiente, Direitos Humanos, Integridade e Transparência, Nova Economia e Transversal. À medida que responde as questões, os dados são cruzados com as respostas dos políticos e uma lista vai sendo apresentada com os candidatos a deputado federal que estão alinhados com as crenças e pensamentos do eleitor. Se algum candidato ainda não respondeu, o eleitor pode cobrar a participação dele.

Leia mais

Este não é o primeiro projeto que os pesquisadores que atuam no Laboratório Analytics desenvolvem para ajudar o eleitor. Já estão disponíveis para acesso do usuário o Datapedia, que apresenta o resultado das eleições de 2000 a 2016 para os 5.570 municípios do Brasil; o Capital dos Candidatos, que disponibiliza o patrimônio dos políticos e compara os rendimentos declarados à Justiça Eleitoral pelos postulantes; entre outras ferramentas que estão no site Eu Fiscal, lançado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e desenvolvido pelos pesquisadores da UFCG, para auxiliar o cidadão a observar os gastos públicos.

“Nós que trabalhamos com dados e informação sabemos o potencial desses elementos para ajudar na escolha do cidadão. Então, nós apresentamos esses dados de maneira fácil e agradável para que o cidadão possa interagir e participar da vida pública, fiscalizar e escolher nossos representantes”, explica o professor Nazareno Andrade, um dos pesquisadores que estão à frente desses projetos.

A Voz Ativa é uma ferramenta desenvolvida em parceria com a Dado Capital e construída a partir de questões formuladas pela Rede de Advocacy, um coletivo de 30 Organizações da Sociedade Civil que atuam nos temas de direitos humanos, integridade e transparência, meio-ambiente/clima e negócios de impacto para uma nova economia. Para conhecer mais sobre a plataforma Voz Ativa, acesse: http://www.vozativa.org

(Ascom UFCG)

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário