domingo, 1 de outubro de 2017

O Açude de Boqueirão aumentou o volume 3 vezes com a água do Rio São Francisco




O Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e de mais 18 cidades do chamado Compartimento da Borborema, já tem três vezes o volume de água armazenada que tinha, quando começou a receber água da transposição. Os dados são do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, que faz o monitoramento diário do manancial.

Segundo os números, quando o Açude Epitácio Pessoa começou a receber água da transposição, tinha um volume de 11.974.060 metros cúbicos de água. Na última quinta-feira (28 de setembro), o DNOCS informou que o manancial já tem 35.447.954 (o equivalente a 8,6% de sua capacidade total), ou seja, praticamente três vezes o volume anterior à transposição.

Isso significa um aporte hídrico de 23.473.894 metros cúbicos, o que provocou uma elevação na lâmina d?água do açude de 5,06 metros. Por outro lado, segundo levantamento feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), desde o fim do racionamento em Campina Grande, no dia 26 do mês passado, o reservatório acumulou aproximadamente 1.187.000 metros cúbicos de água.
Leia mais
De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, o aumento no volume do açude comprova as estimativas feitas pelo Governo do Estado. "Nossos engenheiros realizaram várias estimativas. Os cálculos foram feitos considerando diversos cenários. Com a Paraíba recebendo 2.400 litros por segundo do rio São Francisco e mantendo a população de Campina Grande livre do racionamento, a perspectiva é de que até o final do ano Boqueirão alcance 37 milhões de metros cúbicos", revelou.

Outro cenário analisado pelos engenheiros da Aesa foi o abastecimento de Campina Grande e cidades vizinhas sem as águas do São Francisco. "Caso a transposição não trouxesse mais água para nosso Estado, o que é realmente improvável, voltaríamos ao racionamento. Nesta situação, ainda que não chovesse nada, Campina teria água por quase um ano", completou João Fernandes - Secom-PB.

Blog rafaelrag com Carlos Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário