domingo, 10 de abril de 2016

GOVERNADOR RICARDO INAUGUROU A BARRAGEM DE PITOMBEIRA DE ALAGOA GRANDE, NO SÁBADO, 9

Parabéns, para a presidente Dilma, governador Ricardo, deputado Bosco Júnior, a população e os vereadores de Alagoa Grande, que ao invés de aceitarem a água da Nova Camará, preferiram reivindicar a construção da barragem de Pitombeira, que vai abastecer a cidade com a água de Serra Grande, sendo a de melhor qualidade da Paraíba, graças a Deus. Professor Rafael Rodrigues (PHS 31).

Uma obra histórica mais importante do que a chegada do Trem em Alagoa Grande. Mesmo sem chover a barragem de Pitombeira está recebendo água de dois riachos Perenes. Parabéns para todos que contribuíram para tornar este sonho uma realidade. Historiador José Avelar.

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, ontem, sábado (9 de abril), a Barragem de Pitombeira, em Alagoa Grande, garantindo segurança hídrica para cerca de 28 mil habitantes. Em seguida, visitou as obras da Barragem de Camará, em Alagoa Nova, e também conheceu o Centro de Formação do Movimento Sem Terra Elisabeth e João Pedro Teixeira, no Sítio Imbaúba, em Lagoa Seca.

Compareceram o governador Ricardo, vice-governadora Lígia, deputados Tião Gomes, João Gonçalves, Bosco Júnior, acompanhado de sua mãe Ieda Carneiro, vereadores de Alagoa Grande, prefeita Alcione de Alagoinha (PHS 31), prefeito Nobinho de Esperança, secretário de recursos hídricos, meio ambiente, ciência e tecnologia João Azevedo,  João Feitosa, engenheiro projetista da barragem de Pitombeira Vanildo Pereira, presidente do sindicato dos produtores rurais de Alagoa Grande, professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité e presidente do PHS 31), historiador José Avelar, professora Renoldna, ex-vereador Clóvis Rodrigues,  Badelo da polícia Civil,  Aguinaldo da São Luis, Marcus Costa, blogueiros Júlio, Cristiano Alves, Bibiu do Jatobá, entre outros. 

Deputado Tião, Ricardo, professor Rafael e vereador Marcos.
A Barragem de Pitombeira vai beneficiar cerca de 28 mil habitantes da área de Alagoa Grande, sendo utilizada para abastecimento de água e também irrigação das terras. A barragem possui um volume de acumulação de 2.955.820m³ de água. Mais de R$ 8,4 milhões foram investidos na obra.
Na solenidade de inauguração da Barragem, Ricardo destacou que o Governo do Estado tem investido em ações para garantir a segurança hídrica da população. “Minha alegria é enorme em estar aqui para entregar esta barragem ao povo de Alagoa Grande. Esta obra representa vida e desenvolvimento para a região. Quero ver a água sendo utilizada de maneira adequada. A construção da Barragem de Pitombeira faz parte de uma política de segurança hídrica estabelecida por este Governo que sabe a importância da água para o povo paraibano” ressaltou.

Veja o vídeo com as falas
                       Ricardo, deputado Bosco e João Azevedo  na barragem de Pitombeira
Leia mais e veja mais imagens

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, afirmou que a obra vem confirmar o compromisso do Governo do Estado com o bem-estar dos cidadãos. “A Barragem de Pitombeira está pronta e vai garantir o abastecimento d’água para o povo que tanto pediu por esta obra. Vivemos em um período de estiagem e a água se torna um elemento essencial para a qualidade de vida da população. Esta é a concretização do sonho dos moradores da região. Segurança hídrica é um dos pontos mais priorizados pelo Governo do Estado”, comentou.
A aposentada Maria da Soledade mora há mais de 50 anos em Alagoa Grande e reconheceu a importância da obra para a cidade. “Foi um presente do Governo para nosso povo. A gente passava por muitas dificuldades por causa da falta de água. Hoje temos fartura, graças a Deus e ao trabalho desse governador”, agradeceu.
“Essa barragem era um sonho. Devia ter sido feita há muitos anos, mas só o governador Ricardo ouviu nosso pedido e realizou este desejo. Foi uma verdadeira benção nas nossas vidas”, falou o fotógrafo José Guedes.
A professora Renolda Montenegro também fez questão de prestigiar a inauguração da Barragem de Pitombeira. “Este dia representa a concretização de um sonho para os moradores de Alagoa Grande. Antes a falta de água chegava a ser desesperadora. Esta obra vai beneficiar mais de 28 mil moradores que lutavam muito por água”, frisou.

Camará 
Lei mais
O governador também visitou as obras da Barragem de Camará, em Alagoa Nova, que teve sua reconstrução iniciada em 2012 e já está com mais de 90% concluída. A previsão é de que as obras sejam finalizadas até o final do primeiro semestre deste ano. “A Barragem de Camará rompeu por irresponsabilidade e descuido. Causou inúmeros prejuízos e danos ambientais. Fizemos um convênio com o Governo Federal e estamos reconstruindo a barragem que vai trazer muitos benefícios para a região”, afirmou Ricardo Coutinho.
MST 
Em seguida, Ricardo foi ao Centro de Formação do Movimento Sem Terra Elisabeth e João Pedro Teixeira, no Sítio Imbaúba, em Lagoa Seca, que oferece cursos de especialização em semiárido, em agroecologia, formação político pedagógica, entre outros. O governador foi recebido pelos estudantes que realizaram uma apresentação cultural. Ele ainda plantou uma muda de árvore e conheceu as dependências do Centro de Formação.
“O MST e Governo do Estado sempre dialogam buscando convergir para a formação de uma consciência coletiva e dar mais cidadania aos seus integrantes. Sei da importância da organização popular e vamos trabalhando em conjunto para fortalecer e valorizar o trabalho no campo”, concluiu o governador.
Veja mais imagens













                                 Mateus, pré-candidato a vereador em Pilhões-PB

                                 Vanildo Pereira, João Feitosa e professor Rafael
                              Vereador Fabiano com o projetista da Barragem de Pitombeira



















Blog rafaelrag com Jornal União

Nenhum comentário:

Postar um comentário