terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Implantação do curso de Medicina no CES foi pauta de reunião do CONSAD/CEPE, UFCG, Campus Cuité

Adendo do blog rafaelrag. Em reunião realizada na quarta-feira, 19 de fevereiro, a coordenação administrativa da Unidade Acadêmica de Educação definiu uma comissão de apoio à análise da proposta de criação do Curso de medicina na UFCG, campus Cuité.   Mas, fica a pergunta por que não foi proposto a criação de outro curso na área de engenharia? O curso de medicina já existem em dosi campi da UFCG: Campina Grande e Cajazeiras.

Realizada na manhã da quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a 20ª reunião conjunta entre o Conselho Administrativo (CONSAD) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do Centro de Educação e Saúde (CES). O principal ponto de pauta da reunião foi compor a comissão para estudos de viabilidade da implantação do curso de Medicina no campus da UFCG de Cuité.

O objetivo da comissão é fazer um levantamento e mapeamento de todas as possibilidades e dificuldades para implantação do curso. Será feita uma análise da estrutura, quadro e pessoal da saúde na região, em especial, da rede hospitalar e da rede de assistência básica, principalmente dos municípios de Cuité-PB e Picuí-PB, além da própria estrutura do Centro de Educação e Saúde (pessoal, equipamento e espaços).

A comissão será composta por três professores da Unidade Acadêmica de Saúde (UAS), um professor da Unidade Acadêmica de Educação (UAE), um representante dos técnico-administrativos do CES e um representante do corpo discente do campus V. Também serão convidados consultores: profissionais da área de saúde e com atuação nessa área na região.

Através de documento apontando a viabilidade do curso no campus de Cuité, serão tomadas três providências subseqüentes. A primeira é a discussão com a comunidade acadêmica e a comunidade externa sobre o projeto. A segunda é a formação da comissão para elaborar o projeto pedagógico do curso. E a terceira, será a aglutinação de forças políticas necessárias para a concretização do projeto.

Em dezembro de 2013, aconteceu uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Cuité onde o processo começou a ser discutido com as forças políticas e a sociedade civil. O evento contou com a presença do ex-reitor da UFCG, Thompson Mariz. A formação da Comissão na reunião CONSAD/CEPES desta quarta é uma continuidade desse processo.

Blog rafaelrag com Ascom/CES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário