domingo, 7 de julho de 2013

Assentados do brejo paraibano discutem preservação ambiental, produção e moradia

E-mail 

 O evento aconteceu no Centro de Formação de Professores do município de Alagoa Grande

 04 07 assentados Brejo alagoa grande credito agemteCerca de 180 pessoas, entre técnicos e agricultores de 35 dos 37 assentamentos da reforma agrária, localizados no Brejo paraibano, participaram do Fórum dos Assentamentos do Brejo, que teve como tema "Políticas públicas: preservação ambiental, organização da produção e moradia". O evento foi realizado na última segunda-feira (1º), no Centro de Formação de Professores do município de Alagoa Grande (PB), e na terça-feira (2), no ginásio de esportes de Riachão (PB), e reuniu, nas duas localidades, assentados de dez municípios.

O Fórum foi promovido pela Assessoria de Grupo Especializada em Tecnologia e Extensão (Agemte), uma das entidades que prestam assistência técnica aos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba, e contou com o apoio do Instituto Penha e Margarida de Desenvolvimento Socioeconômico (Ipema).

A programação do Fórum incluiu palestras, debates e trocas de experiências sobre temas importantes para a agricultura familiar e a reforma agrária como:  os recursos hídricos e o manejo do solo e da cobertura vegetal, a organização da produção e  a cadeia produtiva da fruticultura. Outrro tema abordado foram as políticas voltadas para produtores familiares e assentados dentre elas, o Minha Casa, Minha vida Rural (MCMV-R) para áreas de assentamento e o fornecimento de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ambos operacionados pela  Conab.


Manejo do Solo
Na palestra sobre educação ambiental os participantes debateram sobre a degradação do meio ambiente, os recursos hídricos e o manejo do solo e da cobertura vegetal. Foram apresentadas as características do território paraibano e informações sobre a proteção das matas e encostas dos rios, a preservação das bacias hidrográficas e a conservação das áreas de preservação permanente (APPs). Com relação ao manejo do solo, os assentados foram incentivados a usar como estratégias a curva de nível e os cordões de contornos. Os participantes também assistiram um vídeo sobre as agroflorestas.

Outra palestra tratou de producão e comercializacão, com ênfase no PAA e no Pnae, e ainda na cadeia produtiva da fruticultura nos assentamentos. Os técnicos alertaram que é necessário planejar as ações produtivas para os mercados consumidores e investir em empreendimentos rurais. Também foram enfatizados os danos causados à saúde dos agricultores e ao meio ambiente com o uso indiscriminado dos agrotóxicos, bem como os métodos de controle alternativos de pragas e doenças em plantas.

A palestra sobre o PNHR foi ministrada por profissional do Ipema e tratou dos regimes de construção de casas na área rural, dos subsídios repassados aos beneficiários, do projeto de engenharia civil e dos trabalhos técnico e social.
Levantamento
Segundo o engenheiro agrônomo da Agemte Antônio Cardoso, os participantes do Fórum concordaram em fazer o levantamento das áreas de preservação permanente, das matas ciliares e dos rios dos assentamentos que necessitem de recuperação; em distribuir mudas para reflorestamento; bem como em organizar as associações dos assentamentos e mobilizar os agricultores para que estes possam fornecer alimentos para o PAA e o Pnae.

"O Fórum cumpriu seu papel de incentivar o desenvolvimento de ações que mantenham aceso o desejo da transformação não só da agricultura, mas das ações políticas nos assentamentos e nos municípios. Cada camponês assume, de fato, um lugar na sociedade quando deixa de ser agente passivo e passa a moldar uma nova realidade a cada dia", afirmou Cardoso.
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário