quarta-feira, 24 de julho de 2013

Será lançado na SBPC jogo para Tablets e Smartphones


O Coma Bem 2 será lançado oficialmente na  65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que ocorre até sexta-feira (26).

Adendo do blog rafaelrag. O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), nesta quarta, 24, participará da mesa redonda sobre mestrados profissionais, conferência sobre divulgação científica e também da assembleia da SBF. 


Professores desenvolvem nova versão do jogo eletrônico Coma Bem que ajuda as crianças a se alimentar corretamente e saber identificar o que são alimentos saudáveis e não saudáveis. Intitulada de Coma Bem 2, ela tem por objetivo demonstrar de forma divertida e lúdica os benefícios de uma boa alimentação.


O jogo totalmente gratuito é uma produção do Portal Ludo Educa Jogos fruto da parceria dos centros de pesquisa INCTMN (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia) e CDMF (Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais) da Fapesq.

Os professores responsáveis pelo desenvolvimento do material do software "Coma Bem 2" foram os professores: Elson Longo (LIEC/UFSCar); Thiago Jabur da Universidade Federal de Goiás (UFG); Antonio Gouveia de Souza, Iêda Maria Garcia dos Santos e Ary da Silva Maia (LACOM/UFPB).

O Coma Bem 2 será lançado oficialmente na  65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que ocorre até sexta feira ( 26), no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE.

O objetivo principal do jogo consiste na escolha dos alimentos saudáveis pelo jogador, para que o personagem do jogo possa com isso ter uma vida saudável e, por consequência, perder peso.


A nova versão do jogo teve artes, personagens e animações completamente reformulados e mais detalhados, contando com 4 fases tematizadas com regiões brasileiras como Amazônia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Litoral Paulista.

Além dessas melhorias, este será o primeiro jogo do portal a ser lançado também para Tablets e Smartphones com sistema operacional Android, com isso levando diversão e informação aonde quer que o jogador esteja. Para utilização no sistema Android o jogador deve fazer o download gratuito pela loja Google Play.

INCTMN
O Instituto Nacional de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) foi criado no dia 24 de Abril 2009 pela iniciativa dos pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), do Instituto de Pesquisas Enérgicas e Nucleares (IPEN), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Centro Federal de Educação Tecnologia do Maranhão (CEFET-MA).

O INCTMN tem como foco principal o de gerar conhecimento por meio de estudos básicos em síntese, caracterização e processamento de materiais cerâmicos nanométricos e também aplicar tal conhecimento no desenvolvimento de cerâmicas eletrônicas de alto desempenho, incluindo dispositivos baseados em filmes finos. Esse conhecimento será gerado em diferentes instituições, desde o Sul até o Nordeste do país. Isso tornará o conhecimento descentralizado e difundido, o que poderá gerar benefícios sociais e econômicos em diferentes regiões do país. Além dos desenvolvimentos tecnológicos que poderão contribuir diretamente para os benefícios sociais, uma parte importante do projeto é a difusão do conhecimento em todos os níveis, isto é, desde o nível básico até o nível de pós-graduação.  Uma análise da produção científica do CMDMC, revela um crescente aumento do número de trabalhos publicados nos últimos 8 anos (trabalhos publicados em revistas internacionais 774 e revistas nacionais 60).

Mais informações podem ser obtidas no sítio:"http://www.inctmn.org/".

Fonte: 
 Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário