quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Hoje, 2 de fevereiro, dia da padroeira de Alagoa Grande é feriado. O encerramento nesse ano será sem procissão

Foto registrada no dia 27-2-22.

Nessa quarta-feira, 2 de fevereiro, é comemorado o dia da padroeira de Alagoa Grande, Nossa Senhora da Boa Viagem, é feriado municipal. 

Veja que contradição, o encerramento será dia 6 de fevereiro, sem procissão, fica a pergunta por que não é hoje? O padre Bosco respondeu dizendo porque o Bispo Aldemiro Sena dos Santos quer participar dos encerramentos das festas de padroeira, em Guarabira e Alagoa Grande, já que o aniversário de ambas padroeiras são comemoradas nesse dia. Na época do padre Cornélio, quando a paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem não pertencia a diocese de Guarabira o encerramento era sempre no dia da Santa.
 
Em reunião do prefeito Sobrinho com os padres Bosco e Silva, realizada ontem, 1 de fevereiro, foi combinado que no dia 6 será o encerramento da festa da padroeira sem procissão, terá somente carreata de carros e motos pela principais ruas de Alagoa Grande. Em seguida, acontecerá a santa  missa.

 O padre Bosco está propondo um único dia para ser comemorado o dia do encerramento da festa da padroeira, mesmo que seja em um dia de semana haverá a procissão de encerramento. Obviamente, isso a partir do próximo ano sem pandemia do novo coronvirus.

Em tempo de Pademia, um bom argumento para o Bispo da diocese de Guarabira seria que não podemos ter aglomeração e fazer o encerramento da festa da padroeira de Alagoa Grande no dia da Santa.


A abertura da da padroeira de Alagoa Grande desse ano aconteceu no dia 27 de janeiro:

Veja como foi a Abertura em 2019

Procissão 2019


Veja  fotos e vídeos da procissão do encerramento da festa das padroeiras anteriores, realizada em 2018

Blog rafaelrag

7 comentários:

  1. Excelente a programação do catolicismo, já estamos a 279 casos ativos em Alagoa Grande, mas só não pode haver aglomeração na missa acampar, mas como o Padre é uma pessoa consciente haverá de evitar tal situação, a Covid-19 e a Gripe estão por aí e não estão brincando,falo como cidadão alagoagrandense e quero o bem de todos, esperamos que seja assim mesmo dia 06, o ano passado não foi.

    ResponderExcluir
  2. Teólo Valdeir Dedé. Calma Rafael. O padre Bosco acabou de chegar e a Festa já estava programada pelo padre Paulo. O ANO que vem terá novidades e será bom para todos .

    ResponderExcluir
  3. Valdeir Dede. É claro que celebrar no dia da Santa é sempre melhor, mas desde que a tradição foi quebrada em 1990, é preciso reorganizar a tradição. Isso cabe ao padre e a equipe das Pastorais . Mas uma coisa eu digo: NOVIDADES VEM POR AÍ E TODOS SEREMOS BENEFICIADOS.
    Eu até sugerí ao padre a volta do pavilhão , dos leilões, além da procissão, fazer a carreata pelas ruas onde a Santa nunca passou. São ideias que estão amadurecendo para 2023.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma observação essa carreata precisa obedecer aos protocolos de segurança, máscaras, distanciamento das motos, uma forma simbólica da fé dos Católicos Romanos, pensando no próximo sem aglomeração, mas o que preocupa é a missa campal, vai encher a praça, cabe o Padre e sua equipe fazer de uma forma que não promova aglomerações. E nós evangélicos nos cuidemos também já há muitos irmãos doentes, a transmissão online ainda é uma dica muito boa.

      Excluir
  4. Marcelo Félix, secretário de comunicação do muinicípio: E quem é que dá lance em leilão hoje em dia???
    Lá naqueeeeeele tempo, que os "ricos" gostavam de aparecer, se via muito.
    Hoje, pagar R$ 30 num galêto assado pro almoço do domingo, já tá difícil, imagina alguém dá R$ 100, 150 ou 200...
    São outros tempos.

    ResponderExcluir
  5. Valdeir Dede. Kkkkk. Verdade Marcelo .
    Mas é melhor pingar do que secar. 🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  6. Universitária Edilene da Serra de Paquivira. 🙇🏻‍♀️🙏🏻💐🌹

    ResponderExcluir