Veja a parte de Capacitores da Live da aula 5, da disciplina de Instrumentação e ciência da Natureza e suas Tecnologias II, que teve duração de 3h, realizada na terça-feira, 9 de março, a partir das 11h, sendo transmitida pelo Blog Ciências e Educação direto da casa do professor Rafael Rodrigues, em Alagoa Grande.
Capacitância de um Capacitor
O capacitor é um dispositivo eletrônico que serve para armazenar carga elétrica e energia. Ele é composto por duas armaduras condutoras separadas por um certo meio, sendo uma com carga +Q e a outra com -Q.
Símbolo, representa qualquer capacitor, por exemplo, capacitor esférico ou de placas planas e paralelas:
Você pode usar uma bateria de 12V para carregar as placas de um capacitor de placas planas e paralelas. No início, as placas estão descarregadas. Quando você conectar cada uma nos dois terminais positivo e negativo da bateria, iniciará o movimento dos elétrons
. A explicação estará no vídeo a seguir. Quando a tensão(diferença de potencial elétrico-ddp) entre as armaduras do capacitor atingir 12V, a mesma tensão da fonte, cessará o movimento dos elétrons. A carga elétrica acumulada nas placas tem uma intensidade proporcional a ddp=V e a constante de proporcionalidade é exatamente a grandeza Física denominada de capacitância do capacitor, ou seja,
C=Q/V.
Note que a carga Q é a intensidade da carga elétrica de cada armadura condutora. A carga total do capacitor é zero. Como a ddp e a carga elétrica são grandezas físicas escalares, a capacitância C sendo a razão de ambas, logo, a capacitância também é um escalar.
Unidade de capacitância no SI: F(farad).
No caso de capacitor esférico são duas esferas uma dentro da outra. O capacitor cilíndrico são dois cilindros um dentro do outro.
Veja as Associações de Capacitores em Paralelo e em Série.
Generalizando. A capacitância equivalente de uma associação de n capacitores ligados em um circuito em paralelo, torna-se:
Ceq = C1 + C2 + ... Cn
Associação de Capacitores em Série.
Ceq = C1 + C2 + ... Cn
Associação de Capacitores em Série.
A capacitância equivalente (Ceq ) dessa associação de 3 capacitores ligados em série, é calculado pela seguinte equação:
1/C_eq = 1/C_1 + 1/C_2 + 1/C_3.
Generalizando. A capacitância equivalente de uma associação de N capacitores ligados em um circuito em série,
1/C_eq = 1/C_1 + 1/C_2 + 1/C_3 + ... 1/C_N,
em nossa convenção: C índice inferior 1, ou seja, significa
C_1=C1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário