domingo, 13 de setembro de 2020

Lamento informar o falecimento de Firmino César, funcionário aposentado dos Correios de Alagoa Grande

Lamento informar o falecimento de Firmino César, 89,  mais conhecido por Firmo,  funcionário aposentado dos Correios de Alagoa Grande. Poucos anos  após sua aposentadoria, o seu filho Jânio começou a trabalhar entregando cartas na agência dos correios da cidade.

 O amigo Firmo era muito conhecido na cidade e sabia contar histórias de muitos moradores de sua geração e, inclusive, o Sr. Manuel Rodrigues da Silva, pai do professor Rafael Rodrigues.  O seu filho Jânio se aposentou também trabalhando nos correios da cidade de Alagoa Grande e agora, ele está vendendo produtos naturais cereais e frutas produzidos em  seu sítio. 

Firmo há vinte anos era viúvo da Senhora Francisca da silva César, ambos faleceram no mesmo dia 11 de setembro. Ele estava internado por uma semana no hospital de Alagoa Grade e 15 dias no hospital de Dão Pedro Pedro I de Campina Grande, sendo vítima da COVID-19.

Firmo deixou os filhos Jarbas, Jânio, professor de Geografia Jackson, Jorge, Jader e Valéria. Esta foi a única dos filhos que pegou COVID-19 e já está curada.

Que Deus ampare a família e amigos nesse momento de grande perda.

Veja Outras Homenagens.
O tempo vai desmaterializando a infância inteira de todos nós e de todas as épocas. Naqueles dias, muito em voga, circulavam as cartas e os telegramas que hoje não são mais remetidos, senão aos arquivos da memória, quase esquecidos. Apesar de na praça ainda existir a imponência simples do prédio do Correio, não se espalha mais as notícias amorosas, envelopadas, que corriam pelos quatro cantos da cidade. Só a saudade do passado é que nos dá notícias agora, de priscas eras e dos fatos memoráveis.

Mas isto também corta, fere, dói. Já foi muito... Já foi demais pra tanta gente que vai deixando a vida para trás e levando as recordações para alguma parte desse futuro incerto e de tantas andanças.

Como se tudo não bastasse, os personagens estão se desencarnando, os daquela mesma época. E é como se o tempo sentisse a avidez selvagem de banir logo os derradeiros seres humanos que povoaram as nossas vidas.

E eis que - súbito - memorizo: "o tempo escreve certo por linhas tortas". E o tempo é Deus em seu tempo de tudo. Ontem se desencarnou FIRMINO CÉSAR, (FIRMO DO CORREIO), como o chamavam quando eu era ainda um menino. Uma figura respeitadissima, homem probo, honrado, pessoa querida, filho da terra do Sertão do Paó, Alagoa Grande. Um dos decanos dos "Correios e Telégrafos".

Só o prédio, no seu silêncio lacrado, telegráfico, guarda as notícias de FIRMINO, desCARTA a dor e nos lembra a sua vida pelas calçadas, praças, com a sua voz roufenha e pontiaguda, a fazer parte do "modus vivendi" da cidade e das múltiplas amizades que mantinha. Inexoravelmente, é mais um personagem de nossa história que se despede deste planeta, lamentavelmente.

Vá em paz, conterrâneo FIRMINO!!!
É tempo de amanhecer lá pras bandas do céu.

Poeta alagoagrandense Saulo Mendonça.

Amigo Firmo, só boas lembranças da nossa amizade. Boa passagem para o plano espiritual. Com certeza vc está sendo bem recebido. Muito triste estou. Que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos.
Descanse em paz Firmino César. Agora, o céu azul é todo seu.
Presidente do sindicato dos produtores rurais de Alagoa Grande, Vanildo Pereira.
Descanse em Paz Sr. FIRMINO CESAR( SR.Firmo)
Logo que soube da sua morte , meu coração ficou ferido pela dor de sua ausência, mas também feliz por ganhar mais um Santo no céu a pedir por nós. 
Era um pai dedicado, um cidadão de bem ao lado de sua esposa Francisca (Dona Chiquinha).
O amor deste casal foi tanto que em 11 de Setembro do ano 2000 Deus chamou Dona Francisca para a vida eterna. 20 anos depois na mesma data, Deus chama o seu Firmo também. 
Todas as vezes que eu ia para minha terra de Férias em Alagoa Grande-PB, eu gostava de descer a ladeira da Clayton só para cumprimentar meu amigo Sr.Firmo.
Ele sempre perguntava de mim ao meu pai também.
Quero registrar minha solidariedade a toda Família, desejando o conforto em Cristo , na certeza da Ressurreição. 
Ao Jackson, Jânio, Jorge, Jader, Jarbas, Valéria. A todos os familiares na pessoa também da Empresária, amiga e Pré Candidata Micheline Cesar.
Meus sentimentos. 
Essa foto foi tirada no final de Dezembro de 2019 quando eu fui animar a festa dos Idosos no Abrigo, a convite de Micheline e Professor Jackson. Fui com meus pais e minha esposa, e foi muito bom rever esse amigo. 
Um dia agente se encontrará no céu.


Teólogo Valdeir Dedé.
                                                      Niel e Firmino. 5-5-75

Veja algumas fotos de Firmo e família.

Veja outras imagens








                                            
Blog rafaelrag

6 comentários:

  1. Policial Emanuel Fabrício. Deus o coloque em um bom lugar e dê o conforto necessário pra família.

    ResponderExcluir
  2. Fátima Gusmão.
    Que tristeza!
    Lembro demais dele.
    Que Deus o guarde em sua morada.

    ResponderExcluir
  3. Jáder Cesar, filho de Sr. Firmo.
    Fátima Gusmão verdade o meu pai foi muito bom para todos os filhos,gostava de todos,um homem simples e muito humilde,educou todos nós com muito amor. Estou sentindo muito a falta de meu pai, estou pedindo a Deus conformação.

    ResponderExcluir
  4. Fatima Gusmão.
    Ele te dará amigo.
    Deus é perfeito! Depois vem a resignação, e ficará as lindas lembranças!

    ResponderExcluir
  5. Teólogo alagoagrandense Valdeir Dedé.
    Parabéns Rafael De Lima Rodrigues, você realmente amam nossa terra e nossos conterrâneo
    MERECIDA HOMENAGEM

    ResponderExcluir
  6. Jânio César, filho do Sr. Firmo. Professor Rafael Obrigado pela homenagem ao nosso querido pai. Deus lhe abençoe, amém.

    ResponderExcluir