quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ALAGOA GRANDE, UMA CIDADE SEM NOVAS LIDERANÇAS, DE QUEM É A CULPA?


 Crônica do professor Gildo, registrada durante a pré-campanha das eleições 2016


Adendo do blog rafaelrag. 
Comentários
 Beto Wamberto é o único candidato a prefeito de Alagoa Grande que visita todas as casas e pede para o eleitor analisar as propostas, dizendo que ele tem uma nova equipe para trabalhar com projetos em busca do resgate do desenvolvimento do município. Professor Rafael De Lima Rodrigues, coordenando a educação, Onildo Alves e o agrônomo Guedes (avô de Lais Ferreira) na agricultura, Soledade Violeira na Cultura, Jânio Alessandra Medeiros Sousa na saúde, Silvia Barbosa e José Edivaldo Dos Santos Almeida Edivaldo na secretária de ação Social, Professor e Engenheiro Wamberto (WR Junior) na infraestrutura, entre outros.

Alagoa Grande é uma cidade importante no cenário político e social do Estado da Paraíba, mas infelizmente passa por um dos momentos mais lamentáveis de toda a sua história. Tem parecido uma cidade acéfala ao que acontece no mundo globalizado em que vivemos. Talvez, ela seja apenas uma amostra da realidade de várias outras cidades interioranas, onde os jovens pouco se importam com a política, e quando se importam, são remetidos à desonestidades, corrupção etc.
Será que os exemplos de malversação do dinheiro público por parte dos governantes não estão permitindo essa rejeição pela política? Muitas vezes um jovem tem propostas inovadoras para serem implementadas no legislativo do seu Município, do seu Estado ou do seu País, mas não pode participar do pleito, porque acredita não ter verba suficiente para ingressar na disputa, não tem a propina, o trocado extra para "comprar" votos. E assim a política continua nas mãos dos mais abastados economicamente. 
Sinceramente, já está mais do que na hora de mudarmos esses conceitos, pois o povo está perdendo o sentido de sair de suas casas para votar. Os mandatários, ou as grandes oligarquias, são pensam em si, enquanto as pessoas sofrem. 
Se fizermos um comparativo com o futebol, vemos como é possível construir novos líderes. Vejamos, quase todas grandes equipes de futebol possuem suas escolinhas, onde as crianças começam a praticar aquele esporte muito cedo, dai quando está mais amadurecido passa a se entrosar com os mais experiente, podendo se tornar um titular; quiçá um ídolo daquela equipe. Assim também é na escola onde o estudante se prepara para galgar o seu futuro e o bem estar de sua família. 
Por outro lado, nada disso acontece na vida política em nosso meio, o que nos deixa a nítida impressão de que as pessoas só têm a obrigação de votar e ficar sempre submissa a uma classe, onde só essa classe pode ter vez e voz; uma pura relação entre dominantes e dominados. Enquanto isso, a sociedade fica à margem daquilo que lhe é mais sublime: a participação democrática. Nesta, todos devem ter igualdade de oportunidades. 
Alagoa Grande, a Paraíba e porque não dizer o Brasil precisam urgentemente de jovens na política. O nosso país, hoje, passa pela maior humilhação moral de sua história. Mas qual é o cerne da questão? A política. Fato que nos deixa convencido de que está em falta ensinamento de como ser probo com o dinheiro público, ou seja, falta de educação moral e cívica, acima de tudo, crise ética. 
E por onde tudo deve começar? Claro que é no Município, pois uma grande liderança nacional ou internacional tem como seu berço inicial a sua cidade. É preciso levarmos ao nossos conterrâneos, de forma firme e concisa, o exemplo dos filhos ilustres dessa terra, dar oportunidade, tratar os de casa com zelo, para que os filhos dessa terra veja, se inspire e a partir daí comece a se interessar pela política da cidade.
O que mais está em voga no mundo atual é o chamado desapego das coisas, será que a cúpula política, já está também pensando nessa proposta e desapegar-se desse poder e passar o bastão para outros, ou iremos continuar como "Dantes no quartel de Abrantes"? Estamos ficando órfãos, sem líderes, estamos perdendo a esperança de ver a cidade crescer, desenvolver-se, e o reflexo disso está em uma só pergunta: Em que ano tivemos um alagoagrandese da "gema" administrando a nossa terra? É mais do que urgente colocarmos jovens na política, do contrário, teremos que continuar importando candidatos para administrar a sua terra, a nossa querida Alagoa Grande. No final das contas, saibamos que os bônus e os ônus são sempre nossos.


JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA

Veja os Comentários

Marcelo Felix Lopes Você está certo, Carlos Celani.
Independente de qualquer coisa, uma cidade com 28.479 habitantes tem condições de apresentar novos nomes, concorrendo ao Executivo.
E isso pelo bem do próprio processo democrático e eleitoral.
A entrada de um (ou mais) nomes na disputa, traz uma grande oportunidade de melhoria nos debates.
- algum desses novos nomes poderão sair vtoriosos???
É pouco provável, mais se for um projeto bem organizado, o futuro poderá mostrar um novo modelo de gestão para Alagoa Grande, diferente dos dois que conhecemos.

E no legislativo, é importante a chegada d novos valores, pois assim, a cidade pode vir a ganhar bastante.
Só espero que os 'novos' valores venham com o modelo "antigo" e ultrapassado, seja durante a campanha, seja durante o mandato.

Alagoa Grande pode ser ainda maior do que é.
Abraços.
Marcelo Felix Lopes Obrigado pelas palavras, Carlos Celani.
Sou grato a você por isso.
Me lembrarei disso, num futuro próximo, mas com toda RESPONSABILIDADE possível....Ver mais
Severino Silva Com todos respeito, a crônica e aos comentário que lê aqui nessa postagem. Mais na verdade, os políticos fizeram da política suas fontes de emprego e de ganância por poder. Que por esse poder perdem a ética moral, os valores humanos e credulidade da s...Ver mais
Marcelo Felix Lopes Você não deixa de ter uma "certa razão" Severino Silva.
Severino Silva Infelizmente amigo Marcelo Felix Lopes, são os exemplos deixados por alguns políticos, nas últimas eleições, que nos faz perder a credilidade e as esperança que a política possa nos oferecer dias melhores.
Severino Silva Já diz o ditado Carlos Celani, existem coisa que enquanto mais mexe pior fica. Assim é o que esperamos dos políticos que fazem a política desse país. Homem crê em Deus, que o único que pode ter misericórdia desse povo sofrido.
Severino Silva Amigo Carlos CelaniCarl, já diz a bíblia, não usa o nome de Deus em vão, e diz que a política é de Deus, vc está cometendo um grande pecado, pois à política não é de Deus, pois ele jamais compactuaria de algo que só almeja poder e ganância, poder esse que se eles consegue, maltratando, humilhando e oprimindo os mais pobre e sofrido. Por tanto o melhor a se fazer é ficamos como diz a mensagem dessa foto.
Severino Silva Pra quem espera mto da política e acreditar nos político, acho que essa foto já explicar o que podemos espera deles.
Severino Silva AMIGO SER INTELIGENTE, É DIFERENTE DE SER HIPÓCRITA OU USA DA HIPOCRISIA, PARA OMITIR A EXPRESSÃO DE PENSAMENTOS OU SEUS IDÉIAS. MAIS RESPEITO SUA VISÃO SOBRE OS POLÍTICOS E A POLÍTICA, MAIS COMO VC DISSE Q EXISTEM POLICOS HONESTO. ME MOSTRE UM, OU CITE O NOMES DE UM PRA EU CONHECE-LO.
Severino Silva Vejo aí o q fazem os homens q vc diz honesto e de Deus. Será q Deus concorda com esse tipo de honestidade. Homem crê em Deus e defenda os princípios de Deus, q é o caminho certo
Claudio Lúcio Barbosa A pergunta é: Em quem e por que você votou? Com os senhores, a palavra!
Claudio Lúcio Barbosa Verdade seu Carlos, mas é que vemos tanta gente criticar a forma como se vota ou como se consegue o voto, por isso eu queria apenas ver se as palavras correspondem aos fatos: com os senhores o direito de permanecerem calados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário