quarta-feira, 27 de maio de 2015

MEC diz que Enem é obrigatório para todos candidatos ao Fies



Agora professores da rede pública que quiserem o financiamento também deverão tirar nota mínima de 450 pontos; estudantes que concluíram o Ensino Médio antes de 2010 terão de fazer o exame.

O Ministério da Educação (MEC) alterou, nesta terça-feira, portaria sobre os procedimentos para solicitação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), removendo exceções à regra que exige determinados resultados no Enem para a obtenção do financiamento. Na prática, o Enem se torna fundamental para os estudantes que quiserem obter o financiamento.
Por meio de uma nova portaria publicada no Diário Oficial da União, o MEC alterou a redação a regra para solicitação do financiamento, excluindo trecho que especificava que apenas alunos que tivessem concluído o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 deveriam realizar o Enem.
Ou seja, agora, os candidatos que se formaram antes de 2010 também deverão fazer o exame já que as regras para solicitação do financiamento dizem que "a seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do Fies, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Enem".
Além disso, o MEC revogou a norma que determinava que estudantes que também fossem professores permanentes da rede pública— em exercício do magistério da educação básica, e matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia— não precisariam fazer o Enem e atender à nota mínima exigida no Enem ao solicitar o financiamento.
Leia mais
A partir de agora, os professores que se candidatarem ao Fies terão de atender aos critérios e tirar nota igual ou superior a 450 pontos no Enem e não poderão zerar a redação da prova.
Blog rafaelrag com Reuters do portal G1






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário