quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

POR QUE ALAGOA GRANDE ESTÁ PERDENDO O TIRO DE GUERRA?

Adendo do blog rafaelrag. Ficam as perguntas quais são os reais motivos para desativar o Tiro de Guerra (TG) de Alagoa Grande(AG)? Quais são as contribuições do TG para a formação do cidadão? Quantos jovens foram beneficiados com o TG em AG? Quantas ações comunitárias e de defesa civil foram realizadas pelo TG em nosso município? Quais são as metas do TG para 2013 em AG? 
Há tempo para reverter a situação do TG, fica a sugestão para uma discussão na casa legislativa, na sessão adiada para ser realizada nesta quinta-feira, 21,  à noite. O subtenente Iram, comandante do TG em Alagoa Grande, afirmou para o professor Rafael que o TG está saindo somente porque o prefeito Bôda não concordou com a contrapartida da prefeitura. Ele responderá esta e outras perguntas da população sobre a sda do TG do nosso município, no próximo dia 7, no programa comando do povo, na rádio comunitária de Alagoa Grande, ao meio dia.

Esta será mais uma questão para ser analisada pelo GEMAG-Grupo de Estudos Multidisciplinar de Alagoa Grande, que no momento está dando apoio à população para enfrentar o racionamento de água em AG, que ainda não chegou ao colapso como previamente anunciado pela CAGEPA.
                    Professor Rafael visitando o comandante Iram do TG.

                        Paulo da Emater realizou trabalho em parceria com o TG.
 

Sátiro Ayres do comando do povo escreveu o seguinte. Agora é definitivo a saída do Tiro de Guerra de Alagoa Grande, o que ficou muito feio para uma Cidade que depois de 100 anos consegue  trazer o Exercito Brasileiro, e praticamente sem motivo acabar uma parceria de grande responsabilidade. Lamentavelmente acredito que a nossa Terra seja a primeira Cidade do Brasil a fazer isso. A Política muda muito as pessoas, antes se fazia todo tipo de promessas, que vai acabar com as drogas, depois tira da cidade o direito dos   jovens servir a pátria no nosso Município. Dia 7 de março o subtenente Iram vai está no Programa Comando do Povo para esclarecer tudo para a população de nossa Terra, respondendo perguntas do tipo por que o nosso Tiro de Guerra vai embora?




Origem dos Tiros de Guerra

A origem dos tiros-de-guerra (TG) remonta ao ano de 1902,quando se fundou em Rio Grande(RS) uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares – esta, a partir de 1916, no impulso da pregação de Olavo Bilac em prol do serviço militar obrigatório, transformou-se, com o apoio do poder municipal,nesse tipo de organização militar tão essencial à formação de reservistas brasileiros.
A formação do Atirador
O objetivo dos TG's é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga-horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução.Há um acréscimo de 36 horas destinadas às instruções específicas do Curso de Formação de Cabos – um terço desse tempo é direcionado para matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.

Missão

Extraído do R 138 - Regulamento dos Tiros-de-Guerra
Os Tiros-de-Guerra são uma experiência brasileira vigente desde 7 de setembro de 1902, quando Antônio Carlos Lopes fundou, na cidade de Rio Grande-RS, uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares e, depois de 1916, foram impulsionados pela pregação patriótica de Olavo Bilac - Patrono do Serviço Militar, sendo conseqüência, sobretudo, de um esforço comunitário municipal.
Os Tiros-de-Guerra (TG) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR), que possibilitam a prestação do Serviço Militar Inicial, no município sede do TG, dos convocados não incorporados em Organização Militar da Ativa (OMA), de molde a atender à instrução, conciliando o trabalho e o estudo do cidadão.

Além de propiciar a prestação do serviço militar inicial,os TG devem:

I - contribuir para estimular a interiorização e evitar o êxodo rural

II - constituir-se em pólos difusores do civismo, da cidadania e do patriotismo

III - colaborar em atividades complementares, mediante convênio com órgãos federais, estaduais e municipais, no funcionamento de ensino profissionalizante em suas dependências e na utilização das mesmas em práticas cívicas, esportivas e sociais, em benefício da comunidade local e

IV - mediante autorização dos Comandantes Militares de Área:

a) atuar na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e na Defesa Territorial

b) participar na Defesa Civil e

c) colaborar em projetos de Ação Comunitária.


Objetivos dos TG

A instrução dos TG deve ter por objetivo a preparação de:


I - munícipes conhecedores dos problemas locais, interessados nas aspirações e realizações de sua comunidade, e cidadãos integrados à realidade nacional.

II - reservistas de 2ª Categoria (Combatente Básico de Força Territorial), aptos a desempenharem tarefas limitadas, na paz e na guerra, nos quadros de Defesa Territorial, GLO, Defesa Civil e Ação Comunitária.

III - líderes democratas, atentos aos ideais da nacionalidade brasileira e à defesa do Estado Democrático de Direito.







                            Ex-prefeito Bosco Júnior acompanhando uma ativiadade do TG em AG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário