sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Aesa detecta novos problemas na barragem de Camará

Aesa detecta novos problemas na barragem de Camará
Uma grande pedra solta na fundação da barragem de Camará,  tem preocupado os técnicos da Aesa. Para impedir novo rompimento o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) Moacir Rodrigues, juntamente com engenheiros e técnicos do órgão, estará fiscalizando a barragem no Brejo paraibano nesta sexta-feira, 22.

Segundo o dirigente da Aesa, foi observado que há , levando os mesmos a fazer uma inspeção profunda na barragem a fim de impedir futuros problemas.

Para a reconstrução da barragem, que sofreu rompimento em 2004, está assegurado R$ 29 milhões, recurso oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), do Governo Federal. O novo reservatório beneficiará 175 mil habitantes de vários municípios da região do Brejo.


A barragem localiza-se no Rio Riachão, afluente do Rio Maranguape, na divisa dos Municípios de Alagoa Nova e Areia, a 162 km de João Pessoa, no Estado da Paraíba. A construção da barragem foi realizada durante o ano de 2001, tendo sido completada e inaugurada em fevereiro de 2002.

A geologia do local é constituída de rochas pré-Cambrianas, do Complexo Migmatítico-Gnáissico, representadas por migmatitos heterogêneos. No leito do rio, na área do vertedor, são cortadas por "diques de granito de granulação fina a média". Estas rochas têm xistosidade com direção perpendicular ao eixo do barramento, com mergulhos para a ombreira direita. Na ombreira esquerda, a xistosidade tem mergulho da ordem de 30º a 35º.

A barragem é do tipo de gravidade em concreto compactado a rolo (CCR), com coroamento na cota 465m, e bacia de dissipação na elevação 416m(?). A face de montante, em concreto convencional é vertical, e a de jusante tem inclinação (H:V) de 0,4:1 da crista até a elevação 457m e daí para baixo tem inclinação 0,8:1. A base tem 49,18m de largura. O vertedor, situado na parte central da barragem tem crista na cota 461m. A barragem possui galeria de inspeção e drenagem, sendo horizontal na parte central e inclinada junto às ombreiras.
FONTE  -  

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário