Cida já deu a luz na estrada quilombola porque não deu tempo chegar no hospital devido aos burcos na estrada quilombolas.
O professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité) e o bolsista quilombola Onildo Alves do curso de Engenharia Elétrica convidaram Cida, presidente associação quilombola Caiana dos Crioulos para participar do curso de formação e Cotas raciais e os direitos do Negro. Mas, ela já tinha o confirmado a sua participação na Reunião do Conselho Municipal de Agricultura de Alagoa Grande. Cida dança ciranda e canta coco de roda. Mas, o prefeito municipal de Alagoa Grande colocou ela para tabalhar de faixineira no CRAS de Caiana dos Crioulos.
É preciso mais apoio aos quilombolas.
Isso merecia ser registrado para a representante do ministério de igualdade racial, Vanessa Machado, que ministrou uma excelente palestra no curso de formação de Cotas raciais hoje, na UFCG, campus sede, mas estou registrando agora.
Na semana passada, os quilombolas inscritos no processo de seleção para o curso de Educação do campos não puderam comparecer em Sumé porque o professor Rafael Rafael estava participando de um evento de Física no Sudoeste da Bahia, representando a Paraíba. O professor tem ajudado os jovens quilombolas de Alagoa Grande em mudanças para Campina Grande e Sumé. Ajudou também com recursos próprios no apoio nos estudos e no esporte do quilombo Caiana dos Crioulos. Sempre doando as bolas de futebol e de futsal para jogar no ginásio de esporte da escola quilombola Firma Santino da Silva. Até o memento, nenhum secretário munipal fez uma doação de materiais esportivos para os jovens quilombolas. Falta também mais apoio dos poderes públicos.
Fica as perguntas por que a UFCG não faz parceria com as secretarias municipais de educação, para preparar os jovens quilombolas em busca de novos conhecimentos? Eles têm direito a uma bolsa de permanência, que o governo Lula III aumentou de R$900,00 para R$1400,00. Por que os professores da UFCG não faz um projeto de extensão com as universitárias quilombolas, para fazer um trabalho de incentivo e apoio as comunidades remanescentes de quilombos?
O professor viveu sua infância, na Vila São João, a cerca de 10km de Caiana dos Crioulos e o seu avô João Rodrigues era o proprietário do sitio Paturi, a cerca de 7km. Ele tem realizado um trabalho voluntário de reforço para o ENEM e EMCCEJA somente de matemática, Fisica e algumas dicas de redação. A sua filha Camille fez 940 pontos na redação do ENEM 2023.
Veja o vídeo.
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário