Estudo coordenado pela professora Luciana Amorim desenvolveu argila para fechamento de poços de petróleo submarinos abandonados.
Uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Fluidos de Perfuração (PefLaB) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi destaque no programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão, veiculado na sexta-feira, dia 7 de Junho, com apresentação da jornalista Sandra Annenberg.
Coordenado pela professora Luciana Amorim, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Petróleo, a pesquisa resultou numa argila bentonítica indicada para fechamento de poços de petróleo submarinos abandonados.
Injetado nos mesmos dutos usados na extração de petróleo no fundo do mar, o material, segundo a pesquisadora, funciona como uma rolha, ambiental e segura. "Ela incha até 20 vezes seu volume inicial quando em presença de água", explica a professora.
Leia mais
Graças ao estudo realizado, a pesquisadora recebeu, no mês de abril passado, o Prêmio Inventor Petrobrás 2024. “Essa pesquisa gerou um depósito de patente feito em 2023 em coautoria com a Petrobras. A patente foi o resultado de um projeto de P&D, ainda em andamento, realizado no PefLaB”, explica.
Sob coordenação de Luciana Amorim, o projeto é desenvolvido por uma equipe de pesquisadores, formada por engenheiros e estatísticos, com a participação de Michelli Barros, da UFCG, Tiago Oliveira, da UEPB, Renalle Nascimento, da UFRPE, além da equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, coordenada por Elessandre Souza.
(Ascom UFCG)
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário