segunda-feira, 17 de junho de 2024

Vinte anos da Tragédia de Camará, que destruiu partes de Alagoa Grande

 

Hoje, 17 de junho, completou vinte anos da Tragédia de Camará, que destruiu partes de Alagoa Grande-PB. 


Entrou água na minha casa onde ainda moro, na rua sete de setembro, No. 34,  e danificou somente o motor da minha geladeira. Tirei a minha filha Camille de um ano do berço do quarto, no térreo da casa e coloquei os móveis no 1o. Andar. Professor Rafael Rodrigues.

Hoje, 17 de junho,  foi divulgado a primeira parte da reportagm do JP1 e amanhã será divulgado a segunda parte, mostrando a real situação da baragem e Camará, que está recebendo muita água chuvas. Na primeira parte foram entevistado dona Hermínia da Rua Frei Alberto, diretora Luzirene do Cantinho do Saber, dona Edina,  mãe de Luzirene, Janice, entre outros. Veja o vídeo.  

 

O tradicional Clube 31, cartão postal da cidade de Alagoa Grande, foi atingido somente uma parte de sua lateral, mas o ex-prefeito Bôda, o deputado Bosco Júnior e demais membros da comissão de reconstrução de Alagoa Grande autorizaram a sua destruição, prometendo um novo prédio e até hoje não foi construído. No final desta postagem veja o excelente trabalho da produção de um vídeo gravado por William Ramalho, ele entrevistou o ex-prefeito Bôda, vereador Deda Ribeiro e Silva do bar. Esses dois últimos já faleceleceram.

Veja o vídeo 


Barragem de Pitombeira para Alagoa Grande ao invés da Barragem da Nova Camará.

A barragem de .Camará, construída no leito do rio Riachão, em Alagoa Nova, inaugurada em 2002, para beneficiar mais de 150 mil pessoas foi reconstruída pelo governador Ricardo Coutinho e entregue no final de seu governo com o nome de Nova Camará. A população de Alagoa Grande não aceitou e pediu a construção da barragem de Pitombeira, que foi construída pelo governador Ricardo Coutinho com o apoio também do deputado Bosco Júnior, substituindo o pequeno reservatória de Serra Grande, construído na década de 40 do Século passado. Esse ano foi dado a ordem de serviço pelo governador João Azevêdo  da construção de uma adutora para esta barragem, que está abastecendo a população do município de Alagoa Grande com a água de melhor qualidade da Paraíba. 

 O arrombamento da barragem de Camará ocorreu em 17 de junho de 2004, 3o. ano do segundo mandato do ex-prefeito Bôda. O reservatório tinha a capacidade  25 milhões de metros cúbicos e no dia do rompimento tinha 17 milhões de metros cúbicos, aproximadamente 67% de sua capacidade máxima. 

Beto e Toinho da Bomboniere, em frente a prefeitura de Alagoa Grande.

Há muitos descasos com o pagamento das indenizações de vítimas da tragédia de Camará. Por exemplo, o Toinho da Bomboniery, em frente a prefeitura municipal, perdeu duas freezers e R$ 700,00 em mercadorias. Ele entregou os documentos e até hoje não recebeu resposta.
Veja mais imagens e videos, a quem interesar clique em,

No ano passado a população e Alagoa Grande ficou assustada com as falhas na barragem de Camará,

 Blog rafaelrag 

Nenhum comentário:

Postar um comentário